ENEM, perguntado por milenecss3887, 9 meses atrás

Sobre o materialismo histórico, método construído por Karl Marx e que marcou o pensamento social a partir do século XIX, analise as afirmações a seguir em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso: ( ) O materialismo histórico compreende que as relações do homem em sociedade se dão a partir da compreensão do modo de produção, pois a maneira como os homens produzem e reproduzem sua vida material condicional a sua maneira de viver e de pensar. ( ) O materialismo histórico e dialético utiliza o conceito de ação social dos indivíduos e coloca no centro de suas observações a reforma protestante, como o "espírito do capitalismo" na sua sociologia compreensiva. ( ) Marx adota uma postura crítica com relação ao capitalismo, demonstrando que este modo de produção está assentado sobre a exploração do trabalhador por parte do capitalista. Essa é a essência da sua crítica metodológica. Assinale a alternativa com a sequência correta da questão:

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
8

O julgamento correto é: V, V e V.

Segundo Karl Marx, a visão revolucionaria envolvia uma brusca mudança no homem, nas suas ideias e pensamentos, ele acreditava na queda das instituições e na libertação da classe oprimida.

Marx acreditava que através de revoluções seria possível recriar a sociedade, ao menos é isso que as suas principais obras mostram, segundo Marx, as classes oprimidas teriam que se revoltar de todas as formas possíveis para tomar o poder dos opressores.

Espero ter ajudado!

Respondido por jessicabarbosa200797
0

Resposta:

V F V

Explicação:

O materialismo histórico compreende que as relações do homem em sociedade se dão a partir da compreensão do modo de produção, pois a maneira como os homens produzem e reproduzem sua vida material condicional a sua maneira de viver e de pensar.

Marx adota uma postura crítica com relação ao capitalismo, demonstrando que este modo de produção está assentado sobre a exploração do trabalhador por parte do capitalista. Essa é a essência da sua crítica metodológica.

Perguntas interessantes