Sobre o livro Admirável mundo novo, responda:
Qual o “início histórico” do Estado no livro? Quais as finalidades e/ou justificativas para a “construção” desse Estado?
Soluções para a tarefa
O livro "Admirável mundo novo" de Aldous Huxley, é a história de uma sociedade utópica que começa aproximadamente 600 D.F., isto é, 600 anos Depois de Ford.
Ford, o pai do Modelo T da Ford, desenvolveu a linha de produção para automóveis, denominada de fordismo: os automóveis eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas “estações”, quando realizavam pequenas etapas da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores, Assim, na obra, Ford substitui o Deus.
Os personagens aclamam “Ford” em momentos de grande emoção, e trazem o sinal do T no pescoço. Justifica-se a "construção" desse Estado, pelo sacrifício de todos os elementos culturais, para um mundo de conforto e conveniência, nos quais guerra, pobreza, fome e doença deixaram de existir.
Em um mundo onde impera o determinismo científico, não há espaço para conflitos, brigas ou desentendimentos. O ser humano é criado de uma maneira que possa ficar resignado com sua própria condição, já que a realidade está posta desde o nascimento. Há, portanto, um domínio profundo da tecnologia no sentido do deslocamento da personalidade do humano para algo estritamente utilitarista e pragmático.
Bons estudos!