sobre o iluminismo
A foi um movimento de valorização das artes plásticas, com a preocupação em explicações relacionadas a fé;
B foi um movimento popular que criticava a Igreja Católica e propunha novos cultos trazidos de outras regiões do mundo;
C foi um movimento idealizado por intelectuais que se propunha contra o absolutismo e contra a Igreja Católica;
D foi um movimento dos marinheiros contra as longas viagens que não tinha a certeza de seu retorno por falta de equipamentos;
Soluções para a tarefa
ERRADO. O Iluminismo valorizou a produção das artes plásticas, inclusive grandes obras como Gioconda (Monalisa), mas não se explicava através da fé.
Foi um movimento popular que criticava a Igreja Católica e propunha novos cultos trazidos de outras regiões do mundo.
ERRADO. Não foi um movimentado popular, pois a população "comum" era submetida à Igreja e aceitava os dogmas religiosos. Também não se admitia que fosse introduzido outras religiões, pois o Iluminismo era favorável a RAZÃO, não a fé.
Foi um movimento idealizado por intelectuais que se propunha contra o absolutismo e contra a Igreja Católica.
CORRETO. Se a população não tinha acesso à educação, a escrito e ao conhecimento, os intelectuais, como os teólogos, filósofos e clérigos tinham. E é justamente nesse contexto de acesso ao conhecimento que os intelectuais propuseram uma mudança dos padrões teocêntricos da Europa Medieval (que era baseado na fé e na vontade de Deus) e passassem a explicar racionalmente e de modo científico tudo quanto pudessem, colocando o ser humano como centro.
Ainda dentro das mudanças ideológicas, os filósofos iluministas contestaram o Absolutismo Monárquico, pois, segundo as conclusões, o poder não deveria ser centralizado em uma única pessoa.
Foi um movimento dos marinheiros contra as longas viagens que não tinha a certeza de seu retorno por falta de equipamentos.
ERRADO. Foi justamente no contexto iluminista que as navegações ganharam impulso, pois já não se temia os monstros do mar e seres mitológicos populares da Europa que justificavam as largas relações comerciais com o restante da Europa, Ásia e África.
Graças ao absolutismo e o poder supremo ao clero, muitos súditos viviam em opressão de forma injusta e sem ao menos ter noção disso devido a falta de conhecimento, algo proibido pela proibido pela sociedade, facilitando a forma de submeter e tirar proveito das pessoas, tomar coisas do povo e tomando para si. A maioria das pessoas eram escravas, viviam em péssimas condições e o pouco que tinham era tomado ou "doado", todo benefício e trabalho do povo era em grande parte dos reis e do clero, o que sobrava ficava para a burguesia etc. Muitos não eram capazes de ler, escrever ou contar, crianças nascidas em bairros pobres não tinham a chave de melhorar de vida e cresciam em meio á situações críticas e até aborrecedoras. Lhes faltavam conhecimento para lutar pelos seus direitos e por uma sociedade mais justa, e faltava ainda mais sabedoria para aqueles que governavam com poder absoluto.
Por isso, o Iluminismo foi visto pelas autoridades como um perigo, pois com com razão, conhecimento e justiça os iluministas passaram a abrir os olhos do povo, dando início á uma Revolução.