História, perguntado por profsandramarq, 1 ano atrás

Sobre o golpe de 1937 e o Estado Novo, assinale a alternativa ERRADA



O GOLPE DE 1937 E O ESTADO NOVO ASSINALE A ALTERNATIVA ERRADA
POR FAVOR PEÇO AJUDA URGENTE!!!
O GOLPE DE 1937 E O ESTADO NOVO ASSINALE A ALTERNATIVA ERRADA

(A) O golpe de 1937, como outros que ocorreram na Europa na mesma década, representou a vitória de um partido organizado e teve o apoio ativo das massas populares.
(b) Um dos argumentos utilizados por Getúlio Vargas para dar o golpe foi o de que pairava uma ameaça comunista sobre a sociedade brasileira.
(c) As reformas administrativas que vieram após o golpe, ao modernizarem a burocracia e introduzirem instrumentos de controle por parte do Estado, eliminaram o federalismo da República Velha.
(d) Um impulso ao desenvolvimento industrial brasileiro nesse período foi proporcionado pela criação de indústrias de base estatais.


profsandramarq: A Resposta é a alternativa (a)

Soluções para a tarefa

Respondido por gcm1998
29
É a letra A, o único golpe que inicialmente foi apoiado pelo povo foi no início da segunda ditadura.
Respondido por Suzi072022
0

A alternativa incorreta é a A. O golpe de 1937 foi complexo pois, apesar de Getúlio Vargas ter o apoio popular, havia uma crise política entre os partidos, que questionavam a manutenção do poder pelo presidente.

Vargas foi alçado à presidência com o golpe de 1930, permaneceu após a Constituição de 1934 e deveria ter convocado novas eleições em 1937. Porém, o governo forjou a existência de um plano terrorista comunista, o que auxiliou na mudança da opinião pública.

Estado Novo

  • Como ficou conhecida a ditadura de Vargas, que durou de 1937 a 1945.
  • Em 1937, aprovou uma nova Constituição, conhecida como “polaca” e que se baseava na carta de leis fascista da Itália e da Polônia.
  • Centralizou o poder na sua figura, personalizando a política nacional.
  • Passou a nomear os interventores estaduais.
  • Criou a CLT em 1943, mas controlou os sindicatos e regulamentou as greves.
  • Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), criando narrativas favoráveis às políticas governamentais, manipulando a opinião pública.
  • Um exemplo foi a criação da Hora do Brasil no rádio.
  • Solidificou sua posição com os Aliados na Segunda Guerra Mundial, mas mantinha algumas relações diplomáticas com a Alemanha e a Itália, sobretudo com a deportação de judeus.

Sobre o Estado Novo, confira: https://brainly.com.br/tarefa/6501984

#SPJ2

Perguntas interessantes