Filosofia, perguntado por YanaSilva64491, 4 meses atrás

sobre o filósofo sócrates, considere as afir- mativas abaixo e assinale o que for incorreto. a) sócrates, ao criticar o saber dogmático, não quis com isso dizer que ele próprio é detentor de um saber. despertava as consciências adormecidas, não como um "farol" que ilu- mina, mas afi rmava que o caminho novo deve ser construí- do pela discussão e pela busca das soluções. b) sócrates foi considerado subversivo pois desnorteou e perturbou a ordem vigente, o que incomodou aos pode- rosos de atenas. c) embora sócrates tenha difundido o método da maiêutica e da ironia, não foi ele autor dessa metodologia, mas sim seu discípulo, platão. d) a sócrates atribui-se a máxima "só sei que nada sei". e) a ironia, método utilizado por sócrates, consistia em per- guntar, simulando não saber. desse modo, o interlocutor expõe sua opinião, à qual sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
0

Sobre Sócrates, podemos afirmar que ao criticar o saber dogmático, ele não determinava um dogma diferente, mas despertava as consciências como um farol. Sendo assim, a alternativa A está correta.

Sobre Sócrates e o pensamento filosófico

Ele é considerado como o pai da filosofia por ter sido o pioneiro na busca das verdades e do conhecimento filosófico. O método socrático é um método investigativo que visa a busca incessante e rigorosa pela verdade das coisas que cercam os seres humanos e que fazem parte da formação da nossa sociedade.

O filósofo, tinha como objetivo de comprovar a ignorância da própria ignorância das pessoas, mais precisamente, a arrogância da pessoa que está ouvindo em achar que sabe o que ela realmente não sabe. Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor e paralisá-lo para, assim, as ideias verdadeiras nascessem dele.

Aprenda mais sobre o pensamento socrático em brainly.com.br/tarefa/30412730

#SPJ4

Perguntas interessantes