Sobre o filme Dança com lobos, fale sobre:
1- A guerra de secessão 2- a expansão capitalista para o sul e para o oeste 3- a ocupação do oeste através dos soldados não desmobilizados 4- a fronteira 5- importância das ferrovias (porque os espanhóis não permaneceram)
Soluções para a tarefa
Seguem abaixo as respostas das questões
1) A Guerra da Secessão
A região norte dos Estados Unidos iniciava o processo de industrialização, libertação dos escravos e crescente capitalismo. Já a região sul era predominantemente agrícola, ainda utilizando-se da mão de obra escrava, porém isso ia contra os interesses do norte, o que causou uma guerra pela separação dos estados do sul e do norte entre os anos de 1861 a 1865.
2) a expansão capitalista para o sul e para o oeste
O norte dos EUA foi o local com maior concentração de colonos e de maior desenvolvimento industrial, pois o sul era predominantemente agrícola. Então, com o fim da Guerra de Secessão e união entre norte e sul, o capitalismo já trazido da Europa foi implantado também no sul, nos mesmos moldes do norte. Com a conquista do oeste, a mesma política expansionista foi seguida, com os ideais liberais e iluministas do trabalho livre assalariado.
3) a ocupação do oeste através dos soldados não desmobilizados
A marcha para o oeste, como ficou conhecido o movimento expansionista dos EUA em direção ao oeste, ganhou força após a guerra de secessão. O projeto consistia em incentivar pessoas a adquirirem propriedades no oeste americano, terra desértica e selvagem, ainda com presença de indígenas.
4) A fronteira
O tratado de Paris, de 1783, foi quem definiu as fronteiras originais dos EUA. Para expandir essas fronteiras e atrair pessoas, o governo passou a oferecer terras por um preço irrisório, atraindo muitos imigrantes. Porém, durante o processo, os índios, habitantes originais dali, foram dizimados.
5) Importância das ferrovias (porque os espanhóis não permaneceram)
A construção das ferrovias permitia o escoamento da produção do oeste para o leste, que estava em fase de industrialização. Ainda, elas serviam para assegurar a posse dos territórios já conquistados, além de estimular a imigração. A Espanha estava debilitada por causa das guerras napoleônicas, cedendo alguns de seus territórios pela própria venda ou mesmo somente pelo fato dos que ali residissem adotarem a religião católica.