Sobre o Feudalismo e seus aspectos correlacionados, assinale a opção correta.
O servo reduzia-se à subordinação exclusiva a autoridades religiosas e trabalho urbano, através do qual poderia acumular dinheiro e ascender social e politicamente.
Com relação à produção, as estimativas da Europa feudal a colocam em um nível muito próximo ao mínimo de subsistência.
Havia uma grande mobilidade social, apesar das rígidas tradições e vínculos jurídicos determinando a posição social de cada indivíduo.
Nas relações entre senhores e nobres, os suseranos deviam várias obrigações aos seus vassalos, por exemplo, o serviço militar.
A exploração camponesa torna-se intensa, concentrada em regiões urbanas superpovoadas, deixando áreas extensas de espaços vazios.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerando de "a" até "e", a resposta é "b".
Explicação:
a. O Feudalismo baseia-se numa sociedade estamental, que caracteriza-se pela ausência de mobilidade social, e não havia acúmulo de dinheiro por parte dos servos.
b. Correto. Durante a Alta Idade Média, principalmente, os feudos possuíam uma produção cuja utilidade limitava-se a suprir as necessidades de seus moradores. Isso só mudou durante a Baixa Idade Média, com a implementação de medidas produtivas mais eficientes como o sistema de rotação trienal.
c. A mobilidade social era praticamente inexistente.
d. Na verdade, ocorria o contrário: os Vassalos deviam aos suseranos, sendo estes os proprietários da terra. Devo acrescentar que o feudo não necessariamente é um pedaço de terra, ele também pode ser a capacidade de cobrar impostos ou um cargo de prestígio.
e. Principalmente durante a Alta Idade Média, a maioria da população era rural, e o desenvolvimento urbano só começou a acontecer depois do aumento significativo da produção, durante a Baixa Idade Média, que aumentou a população e incitou o deslocamento para as cidades, com o consequente desenvolvimento do comércio.
Espero que essa resposta tenha sido útil! :)