Sobre o ferro na gestação é correto afirmar: a) A orientação é não consumir alimentos fontes de vitamina C para não inibir a absorção do ferro. b) Ocorre a redução na absorção do ferro. c) A OMS estipula a suplementação de ferro à partir da 20ª semana para todas as gestantes. d)A anemia na gestação não traz riscos ao feto. e) A anemia pode fazer o bebê nascer acima do peso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
Explicação:
a) Errado. Pelo contrário, a vitamina C, quando ingerida na mesma refeição com o ferro não heme, potencializa a absorção. Isso porque mantém o ferro no estado ferroso e forma o quelato ferro-ascorbato, que é mais solúvel, por isso, pronto para ser absorvido.
b) Errado. Na verdade, na gestação ocorre o aumento da taxa de absorção do ferro. Mas, apesar desse mecanismo compensatório, o aumento do volume eritrocitário é desproporcional ao aumento do volume plasmático, ocorrendo gradativamente queda do hematócrito, hemoglobina e viscosidade sanguínea, conduzindo a um estado de hemodiluição (anemia fisiológica da gravidez).
c) Correto. A OMS recomenda, de modo geral, suplementação com 60 mg de ferro elementar para toda gestante a partir da 20ª semana de gravidez, o que corresponde à suplementação com 300 mg de sulfato ferroso, visto que a quantidade de ferro elementar corresponde a 20% da dose total do sal.
d) Errado. A anemia na gravidez aumenta o risco de complicações como parto prematuro, baixo peso ao nascimento, problemas cognitivos no bebê e morte do feto ou do recém-nascido.
e) Errado. Como falado acima, a anemia aumenta o risco do bebê nascer com baixo peso e não o contrário.