Sobre o Estado Novo :
Qual foi o pretexto utilizado por Vargas para decretar o golpe?
Soluções para a tarefa
Respondido por
229
O Plano Cohen foi o golpe de estado realizado por Vargas no ano de 1937. Segundo o plano afirmava, os comunistas estavam planejando a tomada do poder através da força no dia das eleições presidenciais. Assim, Vargas espalhou o boato e conseguiu anular as eleições, decretando o Estado Novo e outorgando (impondo) a Constuição de 37, conhecida como A Polaca.
Respondido por
30
O Plano Cohen foi o pretexto que Vargas usou para decretar o golpe, suspendendo as garantias constitucionais, proibindo os partidos políticos dissidentes e reduzindo os poderes do Legislativo.
O Plano, que foi uma fabricação orquestrada pelas lideranças da Ação Integralista Brasileira, partido de inspiração fascista, afirmava haver uma "conspiração" comunista para tomar o poder no país.
Vargas usou este "documento" como forma de "justificar" ao povo brasileiro que a "democracia" estava em risco, de modo que era necessário que ele, o "pai dos pobres", tomasse as "rédeas" do país, perseguisse com a polícia política os dissidentes e garantisse a paz nacional.
Mais sobre Vargas em:
https://brainly.com.br/tarefa/11920086
Anexos:
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás