Sobre o Estado e a sociedade, a partir do que Pereira (2012) apresenta, podemos afirmar:
a)
O Estado é parte integrante dos processos associados aos modos de produção dos quais ele adquire uma função e razão central da sua existência: manter a dinâmica e a ordem social vigente.
b)
As relações no âmbito do Estado efetivam-se de forma pacífica, pois existe coesão de pensamentos e de interesses.
c)
Estado é o principal provedor de políticas sociais, e a sociedade não tem essa responsabilidade e, por isso, não se organiza.
d)
Com as mudanças neoliberais em curso, o Estado sofreu intensas mudanças que abalaram suas estruturas, mas os recursos públicos não sofreram impactos.
e)
A abertura das fronteiras nacionais possibilitou maior entrada de recursos estrangeiros no Brasil, o que movimentou a economia do país, sem prejudicar a unidade econômica e política.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O Estado é parte integrante dos processos associados aos modos de produção dos quais ele adquire uma função e razão central da sua existência: manter a dinâmica e a ordem social vigente.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
O Estado é o agente que contribui para garantir que a dinâmica social mantenha a sua normalidade.
A alternativa correta sobre o Estado e Sociedade é a letra A, uma vez que a sua definição diz respeito a uma parte integrante dos modos criados pela sociedade, na qual defende a centralização do poder nas mãos de um órgão parcial ao interesse coletivo.
Conceito de estado para Émile Durkheim
De acordo com Émile Durkheim, o Estado é um regulador e controlador por natureza, visto que ele é quem controla o que passa em todas as esferas de conhecimento e educação, como as escolas, igreja, etc. Dessa forma, é o Estado o responsável por manter a segurança de todos através do controle maciço da sociedade.
Aprenda mais sobre Émile Durkheim aqui: brainly.com.br/tarefa/22805995
#SPJ2