Geografia, perguntado por marialuizasmorgado14, 2 meses atrás

sobre o esquecimento das primeiras pessoas a chegarem ao bairro da liberdade que foi os negros

1.oque podemos entender do esquecimento da nossa história?

2.como podemos entender a existência da capela dos aflitos em um bairro que hoje é identificado como um bairro de cultura japonesa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kaiquedevid07
1

Resposta:

2. A Capela dos Aflitos[1], também conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, está localizada em uma pequena rua na Liberdade (bairro de São Paulo)[2][3], entre a Rua Galvão Bueno e a da Glória, com acesso pela Rua dos Estudantes e ao lado da Estação Liberdade, local onde ainda resta um dos poucos becos ainda existentes em São Paulo (cidade), o Beco dos Aflitos. Inaugurado em 1775, período em que era costume que o sepultamento ocorresse no interior das igrejas, este cemitério a céu aberto era reservado apenas para o sepultamento de indigentes, escravos que não pertenciam à Irmandade do Rosário e para os condenados à morte na forca, conhecidos por supliciados.[4]

No centro do cemitério ergueu-se a Capela dos Aflitos, que continua no mesmo lugar e ainda hoje é centro de romaria popular.

Em 1858, com a abertura do Cemitério da Consolação e com a então proibição, tanto dos sepultamentos no Cemitério dos Aflitos, quanto dos sepultamentos no interior das igrejas, o cemitério foi fechado, os despojos retirados e a área loteada. Hoje somente a capela deste antigo cemitério encontra-se preservada, recebendo o nome de Capela dos Aflitos[5][6], localizada no fim do beco, com o mesmo nome.

Explicação:

1. A presença japonesa no bairro começa quando em 1912 os imigrantes japoneses começaram a residir na rua Conde de Sarzedas, ladeira íngreme, onde na parte baixa havia um riacho e uma área de várzea.

Um dos motivos de procurarem essa rua é que quase todos os imóveis tinham porões, e os aluguéis dos quartos no subsolo eram incrivelmente baratos. Nesses quartos moravam apenas grupos de pessoas. Para aqueles imigrantes, aquele cantinho da cidade de São Paulo significava esperança por dias melhores. Por ser um bairro central, de lá poderiam se locomover facilmente para os locais de trabalho.


marialuizasmorgado14: brigadaaa
kaiquedevid07: a liberdade e um lugar onde os japoneses se reunem
kaiquedevid07: tem de que :>
Perguntas interessantes