Sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita: As cartilhas foram inventadas para acabar com a guerra dos métodos de alfabetização. A maioria das crianças já chega à escola com alguns conhecimentos sobre a língua escrita. Embora as crianças tenham que aprender a relação entre letras e sons, os educadores defendem um ensino que supere a aquisição do sistema. Para saber ler e escrever, as crianças devem aprender primeiro as letras, depois as sílabas para formar palavras. As escolas deveriam trazer as práticas de escrita para crianças mesmo antes da alfabetização. Em função da complexidade da Educação, os professores deveriam buscar métodos eficientes de ensino e se apropriar do método construtivista. Para o Fórum Mundial de Educação, a alfabetização deve se constituir como um instrumento na formação de trabalhadores. As diferentes concepções de aprendizagem e de língua dão origem a diferentes práticas de alfabetização. Os professores devem compreender os erros dos alunos para poder criar situações desestabilizadoras das concepções e hipóteses das crianças. Ensinar a falar corretamente contribui para o processo de alfabetização.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Para saber ler e escrever, as crianças devem aprender primeiro as letras, depois as sílabas para formar palavras.
As cartilhas foram importantes para o processo de alfabetização. Era dividida em método analítico e sintético, sendo que o sintético foi o precursor.
Vale destacar que essas cartilhas foram importantes por um tempo. Mas depois de um período notou-se que os alunos somente sabiam reproduzir as palavras, porém não conseguia formá-las.
Diante disto, percebeu-se que não bastava os alunos codificarem e decodificarem, mas era necessário realizar uma produção textual.
Abraços!
Perguntas interessantes