História, perguntado por ana55554, 1 ano atrás

sobre o documentário: menino 23


1: Quais as fontes históricas utilizadas pelo autor para elaborar pesquisa?


2: Classifique as fontes utilizadas na pesquisa em seus respectivos tipos.

3: A que conclusão o autor chega com a sua pesquisa.

4: Qual a relação entre as entrevistas com os meninos escravizados e os moradores próximos da fazenda?

5: Que acontecimento histórico se relaciona com a história dos meninos?

6: O que esta pesquisa represa para a história do Brasil? Qual sua importância?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
4

Sobre o documentário: menino 23

1. As fontes históricas utilizadas pelo autor são fontes orais, fontes não escritas e fontes escritas, como os registros de imagens de arquivos.

2. As fontes utilizadas na pesquisa são fontes orais, o testemunho oral de de pessoas que tiveram observação direta nos fatos, fontes escritas, registros documentais e fontes não escritas, através de imagens de arquivos.

3. O autor Sidney Aguilar, refaz uma trajetória esquecida e pouco divulgada da nossa história, a presença de uma elite brasileira, simpatizante das ideias eugenistas e claramente associados à escravidão. A história serviu para publicação de sua tese de doutorado, “Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-1945)”.

4. A relação entre entre as entrevistas com os meninos escravizados e os moradores próximos da fazenda, está na busca da memória histórica dos acontecimentos. O autor procurou moradores mais antigos que poderiam ter lembranças dos fatos ocorridos.

5. O acontecimento histórico que se relaciona com a história dos meninos é a 2° Guerra Mundial, em 1939  e o crescimento no Brasil da Ação Integralista Brasileira, o maior partido fascista fora da Europa .

6. Para a história do  Brasil esta pesquisa representa importante acréscimo de informações nas histórias não oficialmente contadas e que por certo foram formadoras e permanecem até hoje, como parte de uma elite que mantém e reproduz as desigualdades sociais.

Bons estudos!

Perguntas interessantes