Sobre o conceito de mais-valia, assinale a alternativa correta:
(A)
É um conceito desenvolvido por Émile Durkheim com base em fatos sociais estudados na relação entre tempo despendido para produzir determinada mercadoria e o valor pago pelo trabalho.
(B)
A mais-valia refere-se ao trabalho depois do expediente, geralmente um trabalho informal ao qual o operário é obrigado a se submeter para complementar sua renda.
(C)
É um conceito desenvolvido por Max Weber, que identificou na ética protestante o uso desse recurso como forma de aumentar o patrimônio.
(D)
A mais-valia, conceito marxista, é obtida aumentando constantemente a jornada de trabalho e o salário dos operários.
(E)
De maneira geral, a mais-valia seria o trabalho excedente que não é pago ao trabalhador e que proporciona o acúmulo de capital por parte da burguesia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Nas relações de produção da sociedade capitalista, os produtos são gerados a partir de uma relação de conflito, antagonismo, interdependência e exploração. O operário (proletário) vende a própria força de trabalho em troca de um salário para o proprietário dos meios de produção (burguês). Este transforma o produto em mercadoria a fim de gerar a mais-valia, que corresponde às horas que o operário produz, mas não recebe. Deste modo, a resposta certa é a letra (E) "De maneira geral, a mais-valia seria o trabalho excedente que não é pago ao trabalhador e que proporciona o acúmulo de capital por parte da burguesia".
gaabbs:
muito obrigada
Respondido por
1
O TRABALHADOR GERA LUCRO EXCEDENTE PARA OS DONOS DO CAPITAL E EM TROCA VENDE SUA FORÇA DE TRABALHO POR UM SALARIO QUE NÃO DA PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES SÓCIO ECONÔMICAS, A ESSE EXCEDENTE DE TRABALHADO E NÃO RECEBIDO, MARX CHAMA DE MAS VAILIA, PORTANTO A CERTA É A ( E)
Perguntas interessantes