Sobre o Código de Nurembergue e Declaração de Helsinque, documentos contemplados no texto de Diniz e Guilhem, no que tange à questão ética em pesquisas com seres humanos, esses indicam que:
Assinale V para os enunciados verdadeiros e F para os falsos.
1. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
o Código de Nurembergue aponta a necessidade de uma fase piloto antes da realização da pesquisa propriamente dita e do consentimento do participante.
2. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
o Código de Nurembergue surgiu em consequência da divulgação das atrocidades ocorridas nos campos nazistas e da realização do Julgamento de Nurembergue, promovido pelos Estados Unidos.
3. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
a Declaração de Helsinque manteve, em sua essência, a importância de se respeitar as pessoas participantes da pesquisa.
4. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
a Declaração de Helsinque pode ser considerada como um patrimônio da humanidade no contexto das pesquisas biomédicas e comportamentais.
5. Selecione uma opção Verdadeira Falsa
o Código de Nurembergue aponta a necessidade de o pesquisador avaliar os riscos e benefícios para os sujeitos envolvidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Sobre o Código de Nuremberg e Declaração de Helsinque:
1. Verdadeiro. O Código de Nuremberg exigia a realização da experimentação em animais antes de ser feita em humanos; que houvesse consentimento voluntário da participação na pesquisa e a não indução à participação, entre outros.
2. Verdadeiro. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Tribunal Militar de Nuremberg, julgou os crimes de experiências de pesquisa, freqüentemente fatais, realizadas em prisioneiros de guerra por parte de médicos nazistas. O Código de Nuremberg foi formulado em Agosto de 1947 por juízes dos EUA para julgar os médicos nazistas acusados.
3. Verdadeiro. A Declaração de Helsinque, trata da necessidade de obediência a princípios científicos aceitos, bem como, da revisão ética e científica e boa qualificação dos pesquisadores. Manteve a necessidade de consentimento e fornecimento de informações essenciais para o sujeito.
4. Verdadeiro. A Declaração de Helsinque, embora tenha sido elaborada inicialmente para servir como direcionamento no processo de condução de pesquisas clínicas na área médica, pode ser considerada um patrimônio da humanidade no contexto das pesquisas biomédicas e comportamentais.
5. Verdadeiro. O Código de Nuremberg aponta para o grau de risco aceitável que deve ser limitado pela importância humanitária do problema que o pesquisador se propõe resolver.
Bons estudos!
Bons estudos!