Sobre Macunaíma, responda: 1- Macunaíma — obra-prima de Mário de Andrade — é um dos livros que melhor representa a produ-ção literária brasileira do Século XX. Sua principal característica é ser um texto em que o autor subverte, na linguagem literária dos padrões vigentes, ao fazer conviver, sem respeitar limites geográficos, formas linguísticas oriundas das mais diversas partes do Brasil. Retire do Resumo de Macunaíma, trechos que corroboram essa afirmativa e exponha-os abaixo.
2- Em Macunaíma temos vários personagens com nomes bem diferentes do que estamos acostumados a encontrar na literatura brasileira. Cite-os e, caso consiga, apresente a etimologia de alguns desses nomes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1: Macunaíma nasce á margem do Uraricoera na floresta Amazônica... se transforma em um príncipe lindo... encontra o Curupira... Cutia o enfeitiça... Ci, mãe do mato, dá a ele uma espécie de talismã (muiraquitã).. O herói vai para São Paulo para recuperar seu amuleto, e descobre que Venceslau Pietro Pietra é o gigante Piaimã, devorador de gente, amigo de Ceiuci... Macunaíma se disfarça de francesa para seduzir o gigante Piaimã... o herói foge por todo o Brasil... Vai para u terreiro de macumba no RJ... Resolve fazer uma pescaria no Tietê... Macunaíma foge de Ceiuci em um cavalo que percorre de forma surrealista a América Latina, faz o trajeto de Manaus á Argentina... Disfarça-se de pianista para conseguir uma bolsa de estudos para Europa para seguir o encalço de Venceslau... etc
2: Macunaíma,Piaimã,Venceslau Pietro Pietra,Minhocão Oibê.
Creio que alguns desses nomes tem relação com a cultura indígena e com o folclore brasileiro.
ESPERO QUE TE AJUDEIII
1. Temos como exemplos de trechos que corroboram essa afirmativa os seguintes "Vei, a sol, vinga a desfeita que Macunaíma havia feito a uma de suas filhas e cria uma armadilha para o herói, que, ao ver a Uiara em uma lagoa, se deixa seduzir e acaba sendo mutilado pelo monstro", "No retorno a São Paulo, Macunaíma escreve a famosa "Carta às Icamiabas", na qual descreve, em estilo afetadíssimo, a agitação e as mazelas da vida paulistana".
2. É verdade que na obra "Macunaíma" temos vários personagens com nomes bem diferentes do que estamos acostumados, sendo que como exemplos desses nomes nós temos o próprio Macunaíma, nome diferente, além de Piaimã, Jiguê, Curupira, etc.