Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Sobre interação e identidade Nizet & Rigaux (2014), buscam trazer a compreensão do eu (self) por meio da visão do sociólogo Erving Goffman (1922- 1982), partindo da metáfora teatral, seguida pela metáfora das regras e dos ritos. Esses diferentes aportes podem ser sistematizados, afirmando-se que o “eu” é fruto de um processo social, no qual três componentes podem ser identificados. Com base no conteúdo da Rota de Aprendizagem 4, relacione as colunas com os respectivos componentes segundo os autores citados:



I. _____________: a produção ou desenvolvimento do eu ocorre por meio do envolvimento dos indivíduos na interação. Sendo produzido por ações verbais e não verbais, realizado pelo sujeito e pela interpretação que ele faz do outro.

II. ____________: ao constituir uma ordem social, as regras da interação ocupam a função de construir uma identidade individual sagrada. E é sacralizando (sacrificando) a face individual que a ordem social é respeitada, de acordo com esse autor, sem a ordem social, o indivíduo ficaria sem valor, e até, sem existência.

III._____________: somente indivíduos com recursos materiais e simbólicos (controle da informação pessoal etc.), são permitidos passar por esse processo. Aqui, o contexto do indivíduo é de extrema importância, pois isso resulta na limitação ou facilitação do acesso aos meios indispensáveis à produção de um eu humano.





( ) O Jogo - na forma lúdica com suas interpretações.


( ) A sacralidade da face.


( ) Os fundamentos cerimoniais do eu.


Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
31

I se relaciona com o jogo. O jogo é uma forma de interação social, que surge, no caráter lúdico, na infância e cuja as bases seguem determinando as interações humanas por anos, sendo uma forma de estruturante social.

II se relaciona com a sacralidade da face. É definindo corretamente os "limites" do eu que podemos garantir um conjunto básico de liberdades individuais que serão respeitadas em prol do bem comum.

III se relaciona com os fundamentos cerimoniais, de modo a definir a diferença, por exemplo, entre o faraó, líder sagrado, e o escravo, sujeito amaldiçoado.


Usuário anônimo: resposta perfeita obrigadoooo!!
Perguntas interessantes