Geografia, perguntado por yasminaldrighi, 1 ano atrás

Sobre gases: O sabor de um refrigerante muda quando fica aberto por algum tempo. Por que?


Neiw: Me ajude que já estou desesperada!Elabore uma analise crítica sobre o filme '' O caminho das Nuvens''
Temas que devem ser abordados: Pobreza extrema, migração,desemprego,Violência, machismo , favelização , se vc souber agradeço!

Soluções para a tarefa

Respondido por vampiragames64
2

1 Resposta:

Pois o dióxido de carbono (CO2) (gás do refrigerante) dá uma sensação de acidez na boca, justamente pelo gás se ligar às moléculas de água, formando um ácido instável (ácido carbonico, H2CO3) que quando abrimos a garrafa ele começa a se desfazer (porque perde pressão), formando novamente CO2 + H2O (Gás carbônico e água

o dióxido de carbono (gás) presente se "desfaz" e a propriedade que dá sensação de acidez na boca deixa de existir

2 Resposta:

Inicialmente é relevante notar que o gás presente nos refrigerantes é gás carbônico. O gás carbônico se dissolve em água formando ácido carbônico.

A concentração de gás carbônico dissolvido na água depende da PRESSÃO PARCIAL do gás carbônico na atmosfera em contato com a água. A PRESSÃO PARCIAL é a contribuição que apenas o gás carbônico presente na atmosfera dá para a pressão total daquela atmosfera.

O importante para não perder gás carbônico dissolvido é manter a pressão parcial de gás carbônico elevada na atmosfera em contato com água. Por isso devemos deixar a garrafa fechada.

Quando amassamos um garrafa pet, como ela é razoavelmente elástica, ela tende a recuperar parte do volume (senão todo) da garrafa não amassada. Portanto o amassamento da garrafa determina que internamente à garrafa a pressão, ao não mais ser pressionada pelo agente que a amassou, seja inferior à pressão do ar externo (1 atm). Ora se isso acontecer então estamos baixando um pouco a pressão parcial de gás carbônico dentro da garrafa, determinando que SAIA gás carbônico do líquido até que se atinja uma nova situação de equilíbrio.

Para perder menos gás carbônico dissolvido fecha-se simplesmente a garrafa hermeticamente. Melhor ainda se depois de fechada pudéssemos  aumentar a pressão interna, por exemplo, comprimindo externamente a garrafa (o que é usualmente impraticável de ser feito de maneira simples). A compressão determinaria provisoriamente uma elevação da pressão parcial de gás carbônico naquela atmosfera, determinando que em seguida parte do gás carbônico na atmosfera interna à garrafa se dissolve-se no líquido.

De qualquer forma o importante é lacrar a garrafa e possivelmente os dois procedimentos resultam em pequena diferença na quantidade de gás que sairá do líquido.


vampiragames64: te ajudei??,
vampiragames64: se te ajudei coloca como melhor resposta
vampiragames64: por favorzinho
vampiragames64: e então te agudei
vampiragames64: vc pd pegar a rresposta 1 ou a 2
yasminaldrighi: muito obrigado estou no 6° ano e as vezes as respostas são dificeis de achar no livro valeu ;3
vampiragames64: por nada
Respondido por pradoalberto553
0

Resposta:

pois o dióxido de carbono (gás) presente se "desfaz" e a propriedade que dá sensação de acidez na boca deixa de existir

Explicação:

Perguntas interessantes