História, perguntado por sofiams0532, 9 meses atrás





“Sobre esses cordeiros tão dóceis [os nativos], tão qualificados e dotados pelo seu Criador como se disse, os espanhóis se arremessaram no mesmo instante como leões e tigres cruéis, há muito tempo esfaimados, de quarenta anos para cá, e ainda hoje em dia, outra cousa não fazem ali senão despedaçar, matar, afligir, atormentar e destruir esse povo por estranhas crueldades (como vos farei ver depois); de tal sorte que de três milhões de almas que havia na ilha Espanhola e que nós vimos, não há hoje de seus naturais habitantes nem duzentas pessoas. A ilha de Cuba, […], está hoje como deserta. A ilha de São João e a de Jamaica, ambas muito grandes e muito férteis, estão desoladas”

LAS CASAS, Bartolomé de. O paraíso destruído: A sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM, 2011, p. 27-28

A conquista dos europeus sobre a América não foi tão fácil como se pensa pois os povos que aqui habitavam não aceitaram simplesmente o domínio. Assinale a alternativa que apresenta os fatores pelos quais os povos nativos foram derrotados.



Os povos nativos foram dominados simplesmente porque os europeus possuíam armas melhores que as deles.

O domínio dos europeus não foi violento pois os nativos receberam os invasores de forma pacífica. 

Os europeus não foram responsáveis pelas mortes dos nativos já que os próprios povos americanos vivam em conflitos e guerras internas.

Os principais recursos que contribuíram para o domínio europeu foram as doenças, a superioridades das armas e as disputas internas do continente americano.

Desde o início das relações entre indígenas e europeus os indígenas mostraram-se violentos e agressivos, fazendo com que os europeus reagissem de forma violenta. 

Soluções para a tarefa

Respondido por anabauer14
1

Resposta:

Os principais recursos que contribuíram para o domínio europeu foram as doenças, a superioridades das armas e as disputas internas do continente americano.

Explicação:

Perguntas interessantes