Sobre Epidemiologia, está INCORRETO AFIRMAR que: a. A Epidemiologia é dividida em descritiva e analítica. b. Na Epidemiologia, são estudas a frequência e a distribuição dos determinantes e dos fatores associados à saúde e à doença, como a prevalência de pessoas fisicamente inativas (a atividade física está entre os fatores determinantes e condicionantes à saúde). c. Onde? Quem? Quando? São questões a serem respondidas pelos estudos epidemiológicos. “Quem” refere-se às características dos indivíduos selecionados para o estudo (idade, sexo, nível educacional, nível socioeconômico); “Onde” é o bairro, a cidade, o estado, o país, ou seja, o local no qual o estudo foi desenvolvido e o período de realização do estudo (mês, dia, ano) responde à questão “Quando”. d. As amostras dos estudos epidemiológicos não precisam ser representativas, enquanto nos estudos estatísticos devem representar uma determinada população, como os estudantes de Escolas Públicas da cidade de São Paulo. e. Resultados de estudos epidemiológicos são, geralmente, divulgados pelos meios de comunicação em massa como jornais, revistas, televisão e rádio, informando, por exemplo, a quantidade de adultos, no Brasil, que praticavam, em 2016, 150 minutos semanais de atividades físicas moderadas.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta para a questão é a letra B, uma vez que, é incorreto afirmar que as amostras de estudos epidemiológicos não são representativas, pelo contrário.
Nos estudos de epidemiologia é necessário investigar e analisar as pesquisas por meio de dados representativos, onde é possível apresentar os objetivos desejados.
Sobre a epidemiologia, podemos afirmar que a mesma é dividida em descritiva e analítica, sendo que a primeira como o nome já diz, tem o intuito de descrever as particularidades, como por exemplo, as condições de saúde de determinada população.
Resposta:
A Epidemiologia estuda somente doenças epidêmicas, deixando as doenças endêmicas para outras áreas da saúde pública.
Explicação:
A Epidemiologia estuda as doenças epidêmicas, mas também estuda as doenças endêmicas.