Sobre doenças de armazenamento de glicogênio, é INCORRETO afirmar que:
a)
Uma deficiência enzimática pode afetar primariamente um único tecido, como o figado, ou essa deficiência pode ser generalizada, afetando vários órgãos, como figado, músculo e rins.
b)
As doenças que afetam primariamente o fígado causam deficiência de crescimento, hepatomegalia, hipoglicemia de jejum grave e cirrose hepática.
c)
Doenças do armazenamento de glicogênio são todas heranças autossômicas recessivas e variam quanto a gravidade, podendo ser fatais no início da infância ou manifestarem distúrbios mais leves.
d)
As doenças que afetam primariamente os músculos esqueléticos causam miopatia esquelética com fraqueza ou desintegração do músculo e excreção de mioglobina na urina (rabdomiólis.
e)
A biossíntese e a degradação glicogênio quando afetadas podem acometer órgãos como fígado e músculos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
LETRA B
Explicação:
A categoria mais bem compreendida e a mais importante inclui as doenças de armazenamento de glicogênio resultantes de deficiência hereditária de uma das enzimas envolvidas na síntese ou degradação seqüencial de glicogênio. Dependendo da distribuição no tecido ou órgão da enzima específica no estado normal, o armazenamento de glicogênio nesses distúrbios pode ser limitado a poucos tecidos, ser mais difundido embora não afete todos os tecidos ou ser sistêmico na sua distribuição.
O significado de uma deficiência enzimática específica é mais bem compreendido a partir da perspectiva do metabolismo normal do glicogênio. Como é bem conhecido, o glicogênio é uma forma de armazenamento da glicose
thalexandreromeiro:
A resposta correta é a C
Doenças do armazenamento de glicogênio são todas heranças autossômicas recessivas e variam quanto a gravidade, podendo ser fatais no início da infância ou manifestarem distúrbios mais leves.
RESPOSTA CORRETA
Podem ser autossômicas recessivas, com exceção da doença do armazenamento de glicogênio VI, que pode ser autossômica recessiva ou recessiva ligada ao X.
Perguntas interessantes