sobre Brasília e Rio de janeiro. do quarto ano
o que aconteceu em 1892!?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Missão Cruls
(Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil)
Em 1892, o Congresso aprovou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, formada pelo engenheiro belga Luís Cruls, diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro, e outros 21 membros, entre cientistas, técnicos e militares
Explicação:
Essa 1ª Missão Cruls partiu do Rio de Janeiro em junho de 1892, repetindo exatamente o roteiro de Varnhagen, por ferrovia até Uberaba, no Triângulo Mineiro, ponto final dos trilhos da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro. Dali, seguiu a cavalo com quase 10 toneladas de bagagens e equipamentos, em 200 baús de madeira até Pirenópolis, Santa Luzia (Luziânia) e Formosa.
Após monumental coleta de informações, medições, levantamentos etc., ali lançou quatro marcos definindo uma área entre as três cidades o retângulo Cruls, de 160 por 90 km abrangendo nascentes das bacias dos maiores rios brasileiros, Amazonas, São Francisco e Paraná.
De volta ao Rio de Janeiro, após 13 meses de viagem, uma exposição na sede dos Correios e Telégrafos apresentou mapas, fotografias e amostras do solo, flora e fauna do planalto. O relatório da 1ª missão Cruls bastante conhecido como "Relatório Cruls", ou "Relatório completo" foi publicado por Lombaerts, em 1894. Antes, porém, um primeiro relatório parcial já havia sido apresentado ao governo e publicado no Diário Oficial da União em junho de 1893.
Ao rejeitar uma proposta de exploração de outra área entre a Bahia, Goiás e Piauí e determinar estudos mais detalhados, o Congresso Nacional praticamente oficializou a área demarcada para sediar o futuro "Districto Federal". A partir de então, o "retângulo Cruls" passou a constar de todos os mapas do Brasil