Sobre as preposições “conhece-te a ti mesmo” e “só sei que nada sei”, difundidas pelo filósofo Sócrates, bem como sobre as características de sua filosofia, assinale V para verdadeiro e F para falso:
V F
(A)
Segundo o filósofo Sócrates, o conhecimento que julgamos possuir é de caráter superficial e, quando posto à prova, mostra-se injustificado, esfacelando-se. Tratava-se de uma denúncia do senso comum, que nos cerca e limita a nossa compreensão da realidade.
V F
(B)
Sócrates e seus discípulos defendiam que nossas crenças deveriam ser colocadas à prova, investigando-se seus fundamentos por meio do confronto de ideias e elaborando-se, a partir disso, conclusão plausível. Desse confronto, surgiriam hipóteses acerca da realidade.
V F
(C)
A preposição “só sei que nada sei” traz aos interlocutores de Sócrates o reconhecimento da própria ignorância como o primeiro passo para a descoberta da verdade. O pretenso conhecimento dos interlocutores era desmontado com as perguntas do filósofo, fazendo-o reconhecer sua própria ignorância.
V F
(D)
Para Sócrates, a fim de obter-se a verdade, era necessária a observação atenta da natureza, formulando-se, a partir disso, os princípios que deveriam ser colocados à prova por meio de experimentos. A fragilidade do conhecimento das pessoas devia-se ao fato de ele ignorar o senso comum.
V F
(E)
O conhecimento, segundo a filosofia socrática, dar-se-ia na medida em que fosse trazido à luz da razão, por meio da destruição de argumentos e de conceitos sem fundamento, e pela reconstrução desses conceitos a partir da definição dos conceitos, segundo preceitos racionalmente coerentes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A - V
B - V
C - V
D - F
E - V
B - V
C - V
D - F
E - V
Perguntas interessantes