sobre as normas para a elaboração de documentos escritos segundo o conselho federal de psicologia assinale a alternativa correta /
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Os documentos escritos compreendem as declarações, os atestados e os laudos psicológicos.
Explicação:
conforme RESOLUÇÃO CFP 06/2019
Art. 8.º Constituem modalidades de documentos psicológicos:
I - Declaração;
II - Atestado Psicológico;
III - Relatório:
a) Psicológico;
b) Multiprofissional;
IV - Laudo Psicológico;
V - Parecer Psicológico.
ERRADAS
b) As declarações devem incluir dados relativos à frequência às sessões, período de atendimento e motivos ou sintomas do comparecimento do solicitante. EXPLICACAO >> 1.º É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração.
c) O laudo psicológico objetiva responder a uma questão específica. EXPLICACAO >> QUESTAO ESPECIFICA É ESPECIFICO DO PARECER PSICOLOGICO . CONFORME >> 4.º A discussão da questão específica do Parecer Psicológico se constitui na análise minuciosa da questão explanada e argumentada com base nos fundamentos éticos, técnicos e/ou conceituais da Psicologia, bem como nas normativas vigentes que regulam e orientam o exercício profissional.
d) Os termos técnicos utilizados no laudo psicológico devem incluir explicações retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam. EXPLICACAO >>> A Resolução CFP n.º 07/ 2003(Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo), revogada pela atual normativa RESOLUÇÃO CFP 06/2019 (ORIENTAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOS PRODUZIDOS PELA(O) PSICÓLOGA(O) NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
)
e) Os documentos escritos, bem como o material que os fundamentaram, devem ser guardados por um período mínimo de 10 anos. EXPLICACAO>> RESOLUÇÃO CFP 06/2019 Art. 15 Os documentos escritos decorrentes da prestação de serviços psicológicos, bem como todo o material que os fundamentaram, sejam eles em forma física ou digital, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de cinco anos, conforme Resolução CFP n.º 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la.