História, perguntado por cristatas4246, 1 ano atrás

sobre as diferenças sociais marcantes na população russa o historiador daniel? por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por ErisAriben
7
No início do século XX achava-se a Rússia formada por um enorme império constituído de um caleidoscópio de povos, religiões e culturas. A economia permanecia fundada principalmente no campo e semelhantemente ao feudalismo medieval abrigava basicamente duas classes: a dos proprietários e a dos camponeses (ou mujiques), o que constituíam cerca de 80% da população. É evidente que mesmo com o inevitável desgaste das antigas tradições o império russo permaneceu afastado de grandes transformações econômicas, sociais ou políticas. Eram baixos os níveis de produtividade (as técnicas agrícolas permaneciam estagnadas), altos as taxa de exploração e só recentemente, em 1861, os servos haviam adquirido liberdade pessoal e a possibilidade de tornarem-se proprietários de terras. E mesmo esta última mudança representava apenas mais uma conseqüência do estado retrógrado [1] do que do resultado de uma visão humanitária. 
A religião era formada por uma mescla de ritos e das estruturas hierárquicas da Igreja Ortodoxa com os costumes animistas e mágicos de tradição popular. Desta forma a religião servia como uma das peças fundamentais da construção de uma identidade russa. 
Além disso, a Igreja exercia papel fundamental na sustentação da sociedade agrária e da figura do czar (ou tzar) o imperador tido como um representante de Deus na Terra. 
Perguntas interessantes