ENEM, perguntado por iasminina1107, 1 ano atrás

em relação às teorias de adam smith analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta.? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
19
Olá, tudo bem?

Você esqueceu de fornecer as alternativas, são elas:

A - Adam Smith defendia uma intervenção governamental na economia.
B - A economia possuía leis naturais que levava a economia ao equilíbrio.
C - O comércio interno deveria ser protegido por políticas protecionistas.
D - O individualismo era uma das ineficiências da economia.
E - Apenas a indústria era capaz de criar valor segundo Adam Smith.

Analisando as alternativas e partindo de nossos conhecimentos sobre Adam Smith e liberalismo, podemos rapidamente descartas as alternativas A, C e D.

Como um liberal, Adam Smith era favorável ao livre comércio e contrário ao protecionismo, de modo que o estado não deveria intervir na economia e nem proteger a indústria. Também defendia que o sujeito e o individualismo contribuíam de maneira fundamental para o desenvolvimento econômico.

A alternativa E está incorreta, contudo, por desconsidera que o trabalho também gera valor. O trabalho, para Adam Smith, é o primeiro gerador de valor, de modo que o trabalho qualificado e o trabalho não-qualificado já apresentam resultados bastante diferentes, mesmo antes da indústria.

É correta, assim, a alternativa B, pois Smith acreditava que o mercado era capaz de regular-se e obedecia a uma série de leis próprias.
Respondido por anabatistacorrea
0

Resposta:

Alternativa B.

Explicação:

Adam smith pregava a não intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada.

Com um estudo profundo sobre a formação, o investimento e a distribuição do capital, Smith afirmou a teoria valor-trabalho, segundo a qual a fonte única de riqueza é o trabalho.

As sociedades industriais se diferenciavam das comunidades primitivas por uma maior acumulação de riqueza, como resultado das inovações tecnológicas que a divisão do trabalho e o aumento de emprego produzem.

Segundo ele, todo o sistema econômico em que existe a livre atividade dos indivíduos se desenvolveria de forma harmônica, de acordo com um modelo de crescimento contínuo da riqueza geral do país.

Smith baseou-se no fato de empresários e trabalhadores serem guiados pela mesma lei psicológica natural da busca do interesse próprio.

Essa lei é que impulsiona os primeiros a conseguirem o maior lucro possível e os últimos a oferecerem sua força de trabalho ao capitalista que a remunere melhor.

Perguntas interessantes