História, perguntado por kogarcia, 9 meses atrás

Sobre as condições de desigualdades sociais no Brasil, analise a charge abaixo.




Disponível em:

Um das estratégias de manutenção das desigualdades sociais na primeira República no Brasil foi o coronelismo. Esse poder econômico, social e político foi encarnado pelo proprietário rural, que controlava os meios de produção e os moradores da zona rural e das pequenas cidades do interior. Nessa prática, os coronéis mantinham uma articulação local-regional e regional-federal, como nos tempos do Império, que funcionava para manter o sistema eleitoral e o mandonismo local. Sobre essa prática política e social, é correto afirmar:


a) O voto de cabresto foi instituído nessa época, em que a população, dirigida pelo coronel, apenas votava no candidato favorável à base latifundiária.

b) O coronelismo é uma prática na política brasileira, caracterizada pelo controle da política pela comunidade rural e quilombola.

c) A prática coronelista tem suas raízes na ditadura militar.

d) O coronelismo era uma prática corriqueira nos centros urbanos.

e) O coronelismo é considerado uma das práticas políticas mais igualitárias e se mantém em todas as regiões brasileiras na atualidade.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por samilepistola
1

Resposta:

a

Explicação:

Os coronéis obrigavam sua clientela a votar no seu candidato, até mesmo com violência física, em casos extremos, podiam chegar a morte.

Perguntas interessantes