História, perguntado por arthuracosp5j1bs, 1 ano atrás

Sobre as Caretas de Mingal

Soluções para a tarefa

Respondido por andreo3
1
Um exemplo das repercussões da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia no imaginário popular são as chamadas Caretas do Mingau, que ocorrem no município de Saubara. Neste festejo as mulheres saem às ruas na madrugada de primeiro para dois de julho com os rostos cobertos de branco, distribuindo mingau, bebendo licor e festejando com a população local.

A tradição oral da população local remete o festejo às lutas pela Independência no século XIX. Saubara era um distrito de Santo Amaro da Purificação; seu nome vem do tupi e significa “comedor de formigas”. Localizada em um ponto estratégico – na foz do Paraguaçu, interior da baía de Todos os Santos -, esta vila de pescadores era um ponto de entrada para o Recôncavo e foi alvo das disputas entre portugueses e brasileiros.

Consta que, durante a guerra, os homens deixaram o vilarejo, que foi ocupado por portugueses, e se entrincheiraram na ponta de Saubara. As mulheres que permaneceram no arraial criaram então uma estratégia para burlar a vigilância portuguesa: saíam à noite para levar mantimentos, medicamentos e víveres aos brasileiros no front, vestidas de branco e utilizando máscaras para assustarem os portugueses, como se fossem assombrações. Assim, não eram reconhecidas e tinham maiores chances de chegar em segurança ao seu destino e retornar 

Respondido por loppes162009k
1

Guerra pela Independência do Brasil na Bahia no imaginário popular são as chamadas Caretas do Mingau, que ocorrem no município de Saubara. Neste festejo as mulheres saem às ruas na madrugada de primeiro para dois de julho com os rostos cobertos de branco, distribuindo mingau, bebendo licor e festejando com a população local.

߷___߷

Perguntas interessantes