Sobre as características dos dispositivos de Entrada e Saída (E/S):
I) Além da velocidade, outro aspecto que diferencia os dispositivos de E/S é a sua forma de comunicação. A comunicação entre o núcleo do computador e os dispositivos de E/S pode ser classificada em Comunicação serial, onde a informação pode ser transmitida/recebida, bit a bit, um em seguida do outro, e Comunicação paralela, onde a informação pode ser transmitida/recebida em grupos de bits de cada vez, isto é, um grupo de bits é transmitido simultaneamente de cada vez.
II) Existem diferenças relativas à parte elétrica de geração e interpretação dos sinais de transmissão. Devido a essas diferenças, na prática a UCP não se conecta diretamente com cada periférico, mas sim com dispositivos que realizam a “tradução” e a compatibilização das características de um (dispositivo de E/S) para o outro.
III) Os dispositivos que realizam a “tradução” e a compatibilização das características de um (dispositivo de E/S) para o outro possuem algumas denominações. A mais comum seria interface de E/S, mas comercialmente podem ser encontrados como controlador ou adaptador, adicionando-se o nome do dispositivo (ex.: controlador de vídeo, controlador de disco).
Em relação às opções listadas acima, assinale a alternativa que corresponde a(s) opção(ões) correta(s):
a) Somente a II está correta.
b) I, II e III estão corretas.
c) I e II estão corretas.
d) Somente a I está correta.
e) I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) I, II e III estão corretas.
Explicação:
Além da velocidade, outro aspecto que diferencia os dispositivos de E/S é a sua forma de comunicação. A comunicação entre o núcleo do computador e os dispositivos de E/S pode ser classificada em Comunicação serial, onde a informação pode ser transmitida/recebida, bit a bit, um em seguida do outro, e Comunicação paralela, onde a informação pode ser transmitida/recebida em grupos de bits de cada vez, isto é, um grupo de bits é transmitido simultaneamente de cada vez.
Existem, ainda, diferenças relativas à parte elétrica de geração e interpretação dos sinais de transmissão. Devido a essas diferenças, na prática a UCP não se conecta diretamente com cada periférico, mas sim com dispositivos que realizam a “tradução” e a compatibilização das características de um (dispositivo de E/S) para o outro.
Os dispositivos que realizam a “tradução” e a compatibilização das características de um (dispositivo de E/S) para o outro possuem algumas denominações. A mais comum seria interface de E/S, mas comercialmente podem ser encontrados como controlador ou adaptador, adicionando-se o nome do dispositivo (ex.: controlador de vídeo, controlador de disco).
(Texto extraído do material didático elaborado pela Professora Eliane Maria de Bortoli Fávero).