Geografia, perguntado por florzinha862, 7 meses atrás

Sobre as características das Grandes Navegações do século XV, indique a alternativa incorreta:
a) Em 1434, o navegador Gil Eanes ultrapassou o Cabo do Borjador, abrindo portas para a conquista lusitana sobre o litoral africano.
b) Desde o século XII, a entrada dos produtos orientais se dava pelo monopólio exercido pelos comerciantes italianos e árabes no Mar Mediterrâneo. Com o objetivo de superar a dependência para com esses atravessadores, Portugal promoveu esforços para criar uma rota que ligasse diretamente os comerciantes portugueses aos povos do Oriente.
c) Como consequência das várias expedições realizadas pelos portugueses na costa ocidental do continente africano, o navegador Vasco da Gama conseguiu chegar à cidade indiana de Calicute em 1498, e voltou a Portugal com uma embarcação cheia de especiarias.
d) Ao mesmo tempo em que Portugal despontou em sua expansão marítima, a Espanha, mesmo envolvida no processo de expulsão dos mouros da Península Ibérica, acompanhou os portugueses nas expedições marítimas. O fim da chamada Guerra de Reconquista foi apenas mais um passo para o fortalecimento dos espanhóis na corrida de expansão marítima.
e) A rivalidade entre Portugal e Espanha pela exploração das novas terras descobertas levou ambos os reinos a assinarem tratados definidores das regiões a serem dominadas por cada um deles. Em 1493, a Bula Intercoetera estabeleceu as terras a 100 léguas de Cabo Verde como região de posse portuguesa. No ano seguinte, Portugal solicitou o alargamento das fronteiras para 370 léguas de Cabo Verde, instituindo o Tratado de Tordesilhas

Soluções para a tarefa

Respondido por maicoms069
1

Resposta:

A alternativa incorreta sobre as características das Grandes Navegações do século XV é a D.

Explicação:

A Espanha passava por um período de dominação de seu território pelos Mouros, que exerceram influência a partir do século VII e permaneceram até meados do século XV.

O reino conseguiu se dedicar à exploração marítima apenas após o fim da Guerra da Reconquista, pois os conflitos impossibilitaram a unificação dos reinos Ibéricos e impediram o investimento nas expedições.

Perguntas interessantes