Sobre as características básicas da política em Maquiavel, leia com atenção os seguintes enunciados:
(I) Maquiavel consolida a visão antiga de que a política é o exercício do bem comum, reafirmando uma visão normativa de política, fincada na imagem de um governante virtuoso, com características preestabelecidas, capaz de liderar e levar à felicidade a nação.
(II) Com Maquiavel aprendemos que o conflito é inerente à atividade política e esta se assemelha a um equilíbrio tenso de forças contrárias. Nesse sentido, o autor não é apenas moderno, mas contemporâneo, visto que a política que presenciamos nos dias de hoje é alicerçada num embate ferrenho de narrativas e grupos ideológicos.
(III) Uma das grandes novidades trazidas pelo autor está em desnudar a política como uma luta pelo poder, em que pragmatismo, força e inteligência compõem alguns dos elementos essenciais para administrar conflitos e manter a estabilidade do Estado.
(IV) Política é a arte do possível. E o possível, levado à risca, resulta numa narrativa realista demais. Ao contrário disso, é preciso, para quem faz política, imaginação, idealização e muita determinação. São verdadeiras as afirmativas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Hrheyey
Resposta:
(II) Com Maquiavel aprendemos que o conflito é inerente à atividade política e esta se assemelha a um equilíbrio tenso de forças contrárias.
Explicação:
intelectual Nicolau Maquiavel tratou principalmente sobre política na obra “O príncipe”, descrevendo como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas.
Nicolau Maquiavel, nascido na segunda metade do século XV, em Florença, na Itália, trata-se de um dos principais intelectuais do período chamado Renascimento, inaugurando o pensamento político moderno. Ao escrever sua obra mais famosa, “O Príncipe”, o contexto político da Península Itálica estava conturbado, marcado por uma constante instabilidade, uma vez que eram muitas as disputas políticas pelo controle e manutenção dos domínios territoriais das cidades e estados
b)I e II apenas.
c)II e III apenas.
d)I e IV apenas.