Sobre a transição da Idade Média para a Era Moderna, é correto afirmar que:
A. A chegada da Modernidade representou o encontro das pessoas com as luzes da razão após um milênio de inércia causada pelas trevas medievais da ignorância.
B. As condições tecnológicas, sociais, institucionais, econômicas e intelectuais que conduziram a Europa à Modernidade surgiram, todas elas, no período medieval, marcado por muitos contrastes mas também por grandes avanços, como o surgimento das universidades.
C. A formação dos Estados nacionais modernos e o ressurgimento dos grandes centros urbanos são exemplos de avanços que só ocorreram após o fim do período medieval.
D. Com a transição do medievo para a modernidade, a influência da Igreja Católica foi drasticamente reduzida e o mundo se tornou menos apegado à religião, o que implicou em uma perda generalizada de valores morais e no surgimento de uma sociedade despreocupada com questões morais.
E. Com o fim do mundo medieval, a crença em Deus logo desapareceu da cultura popular europeia. Além disso, a rejeição dos renascentistas ao mundo medieval implicou em uma rejeição generalizada não apenas à Igreja, enquanto estrutura institucional de poder, mas também à Bíblia e aos simbolismos religiosos como um todo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
D.
Com a transição do medievo para a modernidade, a influência da Igreja Católica foi drasticamente reduzida e o mundo se tornou menos apegado à religião, o que implicou em uma perda generalizada de valores morais e no surgimento de uma sociedade despreocupada com questões morais.
Explicação:
Trata-se de um juízo moral fatalista, sem qualquer respaldo em fatos históricos.
Respondido por
3
Resposta:
B
Explicação:
É a chamada Baixa Idade Média que gera as condições e o desenvolvimento que levam ao estabelecimento da chamada Era Moderna.
Perguntas interessantes