História, perguntado por MillieHawke, 4 meses atrás

Sobre a sociedade Asteca, comente sobre:

a) Oligarquia Militar.

b) Aristocracia.

c) Sacerdotes.

d) Artesãos.

e) Comerciantes.​

Soluções para a tarefa

Respondido por JosGonza
1

A sociedade azteca era caracterizada por:

  • a) O estado azteca assume a forma de um estado militarista.
  • b) O grupo social com maiores privilégios foram os ''pipiltin'' (nobres)
  • c) A religião azteca era uma luta permanente entre o bem e o mal, representada por Quetzalcoatl e Tezcatlipoca, respectivamente.
  • d) Os aztecas eram politeístas. Os deuses astecas eram considerados multifacetados, pois não tinham um lugar definido.
  • e) O comércio exterior era feito por poderosas corporações mercantis, as pochtecas, que gozavam de grande prestígio no império azteca.

Sociedade Azteca

Nas primeiras décadas do século XIV de nossa era, um povo de caçadores nômades vindos do norte se estabeleceu em duas ilhas no meio do lago Texcoco. Lá eles fundaram Tenochtitlán em 1325, que seria a capital do Império Azteca e hoje é a Cidade do México. A sociedade azteca era dividida em várias classes: no topo estava o rei, depois os sacerdotes, guerreiros e nobres; abaixo dos artesãos e comerciantes e, finalmente, dos trabalhadores. Fora da escala social estavam os escravos, em sua maioria prisioneiros de guerra. O seguinte pode ser comentado sobre essa cultura:

  • a) Como era sua oligarquia militar?

No exército azteca havia várias categorias e fileiras. A categoria mais baixa era a dos carregadores ou tamemes, que carregavam armas e mantimentos. A próxima categoria era composta pelos jovens do telpochcalli liderados por seus sargentos ou telpochyahque; depois vieram os plebeus yaoquizqueh e, finalmente, os plebeus que haviam feito prisioneiros em guerras anteriores, os chamados tlamani.

  • b) Como era sua aristocracia?

O grupo social com maiores privilégios eram os ''pipiltin'' (nobres) formados pelas famílias dos governantes, dos padres, da classe militar - como os guerreiros Jaguares e Águias - e os hierarcas dos calpulli. Havia gente macehualtin comum que, por sua bravura, coragem e serviços à cultura asteca, teve privilégios. Os nobres possuíam terras, servos e foram educados para serem os futuros oficiais do império. Um privilégio para eles era o consumo de chocolate (xocoatl).

  • c) Como eram seus Sacerdotes?

Os astecas eram politeístas. Os elementos da religião asteca (ritos, sacrifícios, festas, organizações sacerdotais e cultos) têm origens muito diversas que são herança comum a muitos povos do México Antigo. Tem suas origens, por exemplo, nas crenças dos olmecas, maias, culturas que floresceram nas margens do Golfo do México, os povos de Oaxaca e outras regiões.

  • d) Como eram seus artesãos?

Eles eram excelentes mestres de escultura em pedra e arquitetos notáveis. As maravilhosas pirâmides do Sol e da Lua de Teotihuacán ainda hoje podem ser admiradas nos arredores da Cidade do México. No centro da capital, as ruínas dos principais templos de Tenochtitlán foram descobertas há cerca de 20 anos. Eram ourives extraordinários e - apesar de pouquíssimos objetos de ouro e prata se salvarem da ganância dos conquistadores que os transformaram em lingotes - produziram verdadeiras obras de arte em jade, ouro e penas.

  • e) Como eram seus comerciantes?

O comércio exterior era realizado por poderosas corporações mercantis, os “pochtecas”, que gozavam de grande prestígio no império asteca por suas atividades econômicas, mas também por fornecer informações ao imperador azteca, “tlatoani”, sobre outros povos mesoamericanos. . O comércio de objetos luxuosos era monopolizado por eles. Devido ao rápido enriquecimento desse setor da sociedade, eles gradualmente ganharam poder e distinção.

Se você quiser ler mais sobre a sociedade Azteca, pode ver este link:

https://brainly.com.br/tarefa/45494626

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes