Sobre a Semana de Arte Moderna e o Modernismo, estão corretas as seguintes proposições: I. Inserida nas festividades em comemoração do centenário da independência do Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna apresentou-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. II. As discussões em torno da necessidade de renovação das artes surgem em meados da década de 1910, em textos de revistas e em exposições. Em 1921, já existia, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística. III. A dimensão verbivocovisual (conceito criado pelo poeta irlandês James Joyce que trata de uma área da linguística que participa das vantagens da comunicação não verbal sem abdicar das virtualidades da palavra) permeia toda a produção artística da poesia e da prosa modernista, que valorizava também a interação da poesia com a música. IV. Apesar de as primeiras manifestações modernistas terem surgido em São Paulo, na década de 1910, foi apenas a partir de 1922 que o movimento ganhou visibilidade fora da capital paulista, alcançando outras partes do país. A ampla divulgação dos ideais modernistas deveu-se, principalmente, à Semana de Arte Moderna. V. Manuel Bandeira participou ativamente da organização da Semana de Arte Moderna. O poeta foi considerado o mais radical entre os primeiros modernistas, uma vez que sua obra representa um dos cortes mais profundos do Modernismo brasileiro em relação à cultura do passado.
A) I e V estão corretas.
B) III e IV estão corretas.
C) III e V estão corretas.
D) I, II e IV estão corretas.
E) II, III e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
157
Resposta: Alternativa “d”.
Explicação:
A proposição de número III faz referência à obra de Augusto de Campos, um dos principais nomes da poesia concretista brasileira. V. Manuel Bandeira, embora tenha ajudado a divulgar e a solidificar os ideais modernistas com sua poesia, não participou da organização da Semana de Arte Moderna, tampouco foi ao evento. O poeta distanciava-se do grupo paulista que centralizava os ataques à cultura oficial e propunha mudanças, mesmo porque, à época, morava no Rio de Janeiro.
Respondido por
5
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na literatura brasileira e configura no rompimento entre a arte tradicional e a arte contemporânea (D).
O que foi a Semana de Arte Moderna em 1922?
- I. Verdadeiro. A Semana de Arte Moderna tinha como pressuposto romper com tradicionalismo e alimentar a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país.
- II. Verdadeiro. Segundo esta literatura, a cultura europeia deveria ser erradicada do país, prevalecendo a cultura puramente brasileira (antropofagia).
- III. Falso. A literatura modernista só enfatiza a cultura nacional e defende uma literatura embasada no cenário brasileiro e seus costumes.
- IV. Verdadeiro. O famosíssimo poema "Os Sapos" mostra isso. Manuel Bandeira o criou para criticar os métodos clássicos de se "fazer" poesia.
- V. Falso. O poeta mais radical foi Mário de Andrade por criar, em 1928, a obra "Macunaíma".
Saiba mais sobre a Semana de Arte Moderna em: https://brainly.com.br/tarefa/16163945
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás