História, perguntado por gabrielabarbosa665, 11 meses atrás

Sobre a revolução francesa, escreva:
a) França Pre Revolução
b) Sociedade Francesa
c) Economia
d) Significado histórico da Tomada da Bastilha
e) Fase do Terror
f) A ascensão de Napoleão Bonaparte

Soluções para a tarefa

Respondido por JVNader
1

a) A França estava mergulhada num mar de dívidas externas e internas. A guerra dos sete anos e as questões coloniais estavam quebrando a economia francesa, o que só piorou com o apoio da França à Guerra de Independência dos EUA. Nessa situação econômica, o povo se viu sem alimentos devido a uma série de secas nos anos de 1878 e 1879 e uma rápida proliferação da miséria, com ausência de empregos e super-lotação das cidades. Além disso, a falta de saneamento facilitou a proliferação de doenças pelas grandes cidades, principalmente Paris. A base da sociedade, o povo, era sobrecarregada de impostos, ao passo que as altas classes (Clero e Nobreza) possuíam isenção da maior parte dos impostos.

b) Era repartida em três grandes grupos (Estados). O primeiro era o Estado do Clero, dividido em alto e baixo clero. O alto clero possuía isenção total de imposto e inúmeros benefícios. O segundo Estado era a Nobreza, dividida em Nobreza Provincial, Cortesã e aqueles que compravam seu título (como Montesquieu). As Nobrezas de nascença (Cortesã e Provincial) possuíam isenção de impostos e eram os principais detentores do poder. Já aqueles que compravam seus títulos ainda eram vistos como cidadãos comuns e pagavam impostos. Por fim, o terceiro estado, do Povo, era dividido em camponêses, maioria maciça do povo, e burguesia, classe com menor influência política que a nobreza. A Burguesia era dividida Alta, Média e Pequena, só alterando seu poder aquisitivo.

c) A economia francesa estava em déficit desde a guerra dos sete anos, com Luís XV no trono. O déficit cresceu após o apoio da França aos Estados Unidos na Guerra de Independência, financiando as colônias americanas para rivalizar com a Inglaterra. Após o período das secas, o plano econômico era insustentável e seria necessário a sobretaxação de impostos, que negada pelo primeiro e Segundo estados, recairia sobre o povo.

d) A Tomada da Bastilha significou a quebra do poder absolutista sobre o povo, vez uma que a bastilha fora usada como local de tortura e execução privativa do rei. Sua tomada das mãos do exército francês e sua destruição pelo povo e pela guarda nacional, armados, representou, pela primeira vez, a tomada de poder do povo das mãos do rei.

e) O Período do Terror representou a necessidade da organização da soberania popular, visto que foi um momento arbitrário. Apesar de Robespierre e o Tribunal de Salvação terem sido empoderados pela Assembleia Nacional, a ausência de controle sobre eles e a arbitrariedade na perseguição, relembrando o sistema absolutista, demonstrou que de nada vale a forma de governo se a soberania não reside no povo.

Vale ressaltar que a República do Terror foi ideia da Assembléia. Esta apenas não pode freá-la após Robespierre se tornar o principal orador.

f) A ascensão de Napoleão é o fator que marca o fim de uma revolução e o começo de outra. Com sua liderança e apoio dos girondinos, Napoleão pôs fim à Era do Terror e à República, apesar de ainda permitir parte do poder nas mãos da soberania popular. Desde sua ascenção até sua reestruturação no Governo dos 100 dias é de acordo com a vontade popular e foi, de fato, o governo que se esperava durante a época da revolução de 1789. Napoleão, inteligentemente, ursufruiu do poder que se concentrava sobre si e sua influência popular, se tornando herói e líder de um grupo do povo oprimido por uma república que não alterou em nada as questões econômicas da França.

Perguntas interessantes