História, perguntado por AdrielleSilva, 1 ano atrás

Sobre a revolta de Beckman e a guerra dos mascates Quando e onde ocorreram esses movimentos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
23
A revolta de Beckman (Nome originado do lideres do movimento, Tomás e Manuel Beckman) foi um conflito ocorrido em 1684, envolvendo comerciantes, proprietários rurais e grande parte da população que lutavam contra medidas tomadas pela companhia de comércio do Maranhão.

A guerra dos mascates foi um conflito envolvendo  comerciantes de Recife  (na época denominados de Mascates) e os senhores de engenho de Olinda, cidade que era sede do Governo, de 1710 a 1711. Entre as causas do conflito está a acirrada busca pelo controle político de Pernambuco.
Respondido por joaovictorsenacedasp
0

Revolta de Beckman (Maranhão em 1684): Os colonos estavam reclamando de que a Companhia de Comércio do Estado de Maranhão não estava cumprindo com suas promessas. O que gerou em uma rebelião, mas que foi facilmente sufocada e os seus líderes entre eles Manuel e Tomás Beckman foram  punidos. Resultado foi a extinção dessa Companhia.

Guerra dos Mascates: Recife era dependente de Olinda. Mas depois de Recife ir se desenvolvendo e crescendo cada vez mais, em 1710 ela foi elevada a vila, o que causa grande insatisfação nos fazendeiros de olindas, que começam uma guerra para reassumir Recife. Essa guerra dura 1 ano, e os mascates saem vitoriosos com ajuda de tropas da coroa portuguesa. O que resulta na elevação de Recife a sede da capitania de Pernambuco.  

Perguntas interessantes