sobre a Reforma protestante, é correto afirmar que: A - representou um rico movimento que restabeleceu a Igreja Católica, reafirmando seus dogmas. B - foi um movimento que incentivou a prática da simonia, ou seja, o comércio das coisas sagradas. C - foi um amplo movimento de contestação à autoridade e ao poder material da Igreja Católica. D - foi um movimento que nasceu de uma reação contrária aos dogmas e às práticas rituais católicas denominado Contrarreforma. E - apesar de criticar a centralização do poder papal, contribuiu com a Igreja de Roma e barrou o surgimento de outras Igrejas cristãs.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
A reforma protestante de Martin Lutero, foi um contestado pra igreja católica e seu poder abusivo e influência estatal, quando ele pregou as 95 teses de Lutero na porta de uma igreja foi o inicio dessa reforma, que ocorreu principalmente na Inglaterra
Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Entre um dos fatores de grande relevância que assinalaram esse período de transformações podemos destacar o novo contexto econômico do período. No ambiente das cidades, os comerciantes burgueses eram malvistos pela Igreja. Segundo os clérigos, a prática da usura (empréstimo de dinheiro a juro) feria o sagrado controle que Deus tinha sobre o tempo.
Além dos comerciantes, a própria crise econômica feudal também instigou a população a questionar os dogmas impostos pela Igreja. Os clérigos estavam muito mais próximos das questões materiais envolvendo o poder político e a posse de terras, do que preocupados com as mazelas sofridas pela população camponesa. Um dos mais claros reflexos dessa situação pôde ser notado com o relaxamento dos costumes que incitava padres, bispos e cardeais a não cumprirem seus votos religiosos.