Sobre a prosa da década de 1930, é INCORRETO afirmar que:
a) A preocupação com a realidade social brasileira foi o elemento comum a todos os grandes prosadores da década de 1930.
b) É possível afimar que a linguagem utilizada por esses romances está comprometida com o relato da realidade.
c) Os personagens criados por essa estética são mais complexos. Aprofundam-se as relações homem-natureza e homem-sociedade, dentro de uma perspectiva crítica, o que evidencia a difícil condição humana diante de um mundo tão injusto.
d) Ao chamar atenção para a condição humana, os prosadores de 30 aceitaram as óbvias relações deterministas de causa-efeito, tão presentes na literatura naturalista.
e) Há na literatura produzida nesse período o predomínio do projeto ideológico sobre o estético - característico da primeira geração modernista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) Há na literatura produzida nesse período o predomínio do projeto ideológico sobre o estético - característico da primeira geração modernista.
Explicação:
A geração de 30 foi uma fase de ruptura com as estéticas do mundo da arte, que buscou se voltar para as raízes nacionais, apresentando críticas à realidade social brasileira.
Na década de 1930, houve uma reorientação nos rumos da literatura brasileira, na medida em que os escritores passaram a mostrar os aspectos do Brasil como país subdesenvolvido (letra E).
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.
Link: brainly.com.br/tarefa/23116653