Sociologia, perguntado por camilavitoria9111358, 5 meses atrás

. Sobre a postura etnocêntrica do colonizador europeu sobre os povos indígenas brasileiros é correto pensar:

a) Tinha por objetivo garantir a proteção e a integridade dos indígenas brasileiros.

b) Servia para justificar o extermínio de muitos povos originários brasileiros.

c) Buscava valorizar a cultura dos diferentes povos existentes na época da colonização.

d) Era uma forma de selecionar os indivíduos mais fortes para a realização de trabalho forçado nas lavouras de cana de açúcar e café, a base da economia do Brasil colônia.



3. Sobre a crença, entre os antropólogos, de que as populações indígenas desapareceriam, é correto afirmar:

a) Havia a convicção de que o avanço do sistema capitalista levaria à extinção das populações indígenas.

b) Indicava que os índios eram frágeis e não resistiriam aos trabalhos forçados.

c) Acreditava-se que os índios cometeriam suicídio coletivo para evitar a escravidão.

d) Eram boatos pois não existiam evidências para justificar essa ideia.



4. Apesar de tardio em relação ao restante do Brasil, o interesse capitalista chegou as terras do Vale do Rio Branco, afetando os índios de Roraima. Sobre essa afirmação é correto pensar:

a) Os índios de Roraima, pela grande distância e falta de informações dos colonizadores europeus, nunca foram prejudicados durante o processo de colonização do Brasil.

b) O interesse capitalista chegou até os índios de Roraima através da ganância de portugueses, espanhóis, holandeses, franceses e ingleses.

c) Os colonizadores da região do Rio Branco, hoje estado de Roraima, preocupados com os bem estar dos povos indígenas, trabalharam para evitar as guerras frequentes entre as tribos rivais.

d) Não cabia aos colonizadores europeus a defesa das populações indígenas da Região do Rio Branco, daí o desinteresse dos mesmos sobre o que acontecia entre as populações nativas.



5. Uma questão crucial para as populações indígenas da atualidade é sua relação com a sociedade capitalista. Essas populações não recusam o que chamamos de tecnologia, especialment3e as digitais, e em muitos casos se valem dela para expressar seus pontos de vista e seu modo de ver o mundo. Sobre esse assunto é correto afirmar:

a) O uso de tecnologia entre os indígenas precisa ser evitado para não descaracterizar a sua cultura.

b) As tecnologias atraem apenas os mais jovens, havendo uma rejeição total entre os mais velhos dos povos indígenas.

c) O uso de tecnologia não os torna menos indígenas, ao contrário do que muitos imaginam.

d) O uso de tecnologias é um processo inevitável entre todas as sociedades, sejam índias ou não. Lutar contra esse processo é tolice e não impedirá a extinção da cultura indígena, o jeito de ser índio.



6. Para os estruturalistas a ideia sobre as sociedades indígenas é bastante deturpada porque elas são diferentes da nossa própria sociedade e essa diferença parece uma barreira intransponível. Qual foi o papel da Antropologia no começo do século XX, diante dessas dificuldades?

a) Procurar compreender porque as sociedades indígenas eram tão desinformadas.

b) Procurar dar sentido à experiências de vidas tão distintas das populações indígenas (e de outras populações, como as camponesas, as tribos urbanas, as elites, os grupos religiosos, os imigrantes, etc.).

c) Procurar instruir no menor tempo possível as populações indígenas para que se adaptassem ao mundo moderno

d) Procurar criar nas populações indígenas uma consciência sobre o mundo civilizado.



7. De acordo com Claude Lévi-Strauss (1908-2009), diante da riqueza da narrativa mitológica indígena, ou diante da sofisticação artística de muitos artefatos, ou ainda diante de sistemas de parentesco tão complexos, qualquer tentativa de estabelecer uma linha de evolução entre as sociedades seria: a) Equivocada.

b) Uma forma de proteger as sociedades indígenas.

c) Uma tentativa de tornar as sociedades indígenas civilizadas.

d) Uma maneira de valorizar as sociedades indígenas.



8. Para Claude Lévi-Strauss (1908-2009), os mitos demonstram um pensamento sofisticado e complexo, através de oposições recorrentes, por exemplo, entre nu/vestido, cru/cozido, respeito/ desrespeito, etc., que promovem formas de lidar com a passagem para outro estágio social. O autor Lévi-Strauss, refere-se:

a) A longa passagem da África para as Américas.

b) O estado de transe durante os rituais.

c) A passagem de um estado de natureza para o estado de cultura.

d) A passagem de nível social que aconteciam através dos rituais de batismo.


Soluções para a tarefa

Respondido por victorabreubueno
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