Artes, perguntado por Rafaela562, 1 ano atrás

sobre a obra ''os embaixadores-Hans Bolben'',descreva os elementos pintados,significado da obra

Soluções para a tarefa

Respondido por Manuu4679
2

O quadro mostra dois embaixadores franceses: Jean de Dinteville (à esquerda) e Georges de Selve (à direita). As suas roupas caras e objetos contidos em cima da mesa sinalizam a riqueza, status e cultura. A tapeçaria oriental sobre a mesa, a cortina verde ao fundo e o piso eram símbolos de luxo e grandeza.

Respondido por ulissesmuniz290
0

Abaixo está a minha descrição da obra os embaixadores.

DESCRIÇÃO DA OBRA " OS EMBAIXADORES"

Essa obra é uma alegoria, os objetos que foram colocados na pintura tinham uma finalidade, não foram colocados no quadro de forma aleatória, mas sim, pintados de forma meticulosa, cada detalhe da obra possui fins simbólicos e significados específicos, como o crânio distorcido que está colocado no centro da composição. A pintura naturalista dá a ilusão de tratar-se de objetos reais e não representações, como por exemplo o veludo dos casacos, a cortina verde e o tapete sobre a mesa. Indo além do naturalismo da obra, nos deparamos com uma arte feita em um período marcado pela expansão marítima, Reforma Religiosa e uma nova maneira de ver o mundo.

Nesta obra é notável a influência da pintura gótica flamenca, já que é utilizado tinta a óleo. Alguns estudiosos explicam que a pintura sugere possíveis conflitos religiosos, representado por Jean de Dinteville (embaixador da França na Inglaterra em 1533), que se encontra na esquerda do quadro, este duplo retrato também apresenta Georges de Selve (estudioso, bispo da antiga diocese entretanto extinta de Lavaurs), que se encontra no lado direito do quadro, este último terá de sido enviado numa missão diplomática na França em 1533, mesmo ano em que a obra foi feita. O quadro de Hans Holbein, é principalmente interessante por conta de suas dimensões, são 2,07 m x 2,09 m.

O quadro apresenta dois embaixadores franceses no lado esquerdo Jean Dinteville e Georges de Selve no lado direito, todos os objetos expressos  na pintura assim como os tecidos caros representam a riqueza status e a cultura étnica de ambos. A cortina verde no fundo, a tapeçaria sobre a mesa sinalizam a riqueza e a grandeza. No chapéu de Jean Dinteville há um crânio, que era uma insígnia pessoal que este possuía, em seu pescoço é ostentado uma corrente de ouro com o símbolo da ordem de São Miguel.

Próximo ao Bispo, há um relógio de sol que marca a data 11 de Abril de 1533, numa Sexta-Feira Santa, dia que foi revelado o casamento de Henrique VIII com Ana Bolena ao Conselho Real, fato que causou a ruptura do rei inglês com a Igreja Católica, após o papa Clemente VI negar-se a aceitar o pedido de divórcio do monarca inglês.

Na mesa tem um globo terrestre, um livro de aritmética semiaberto por um esquadro, um alaúde, um livro de cânticos, um compasso e quatro flautas, nesses objetos é possível fazer conexão com a Astronomia, Geometria, Aritmética e Música, as quatro disciplinas que compunham o quadrívio ensinado nas universidades após os anos iniciais.

No lado esquerdo da pintura na região superior é possível ver o detalhe do crucifixo que aparece quase que encoberto pela cortina, este símbolo cristão visto só pela metade, provavelmente representa o movimento reformista, que dividiu a igreja.  

Porém, o que mais chama atenção nesta obra, o que há de mais notável na obra de Holbein, é o crânio  distorcido que foi colocado no centro da tela, ele pode ser visto olhado-se do canto direito da tela e de frente, auxílio de um copo de água. Está é outra marca da renascença cujo o objetivo é ser “um quebra cabeça visual”, não está claro o porquê de Holbein ter colocado este crânio na pintura, ocasionou muita discussão entre especialistas. Para muitos serve para mostrar que a vida só dura certo tempo, principalmente por conta da vaidade, e da riqueza, pois a morte iguala a todos, seja ricos poderosos ou pobres humildes, os crânios servem como lembrança da mortalidade, ou da morte. Também acreditam que o crânio serve como assinatura do pintor, porquê Holbein em Alemão significa “osso oco”.

──────▄▀▄─────▄▀▄

─────▄█░░▀▀▀▀▀░░█▄

─▄▄──█░░░░░░░░░░░█──▄▄

█▄▄█─█░░▀░░┬░░▀░░█─█▄▄█

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes