Sobre a integração física e energética do mercosul, existem barreiras que dificultam ampla integração entre os membros do bloco ? Em caso afirmativo, mencione algumas delas
Soluções para a tarefa
Por exemplo, podemos citar :
Os conflitos comerciais entre Brasil e Argentina.
As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relações comerciais. A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, fogões ), pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o crescimento destes setores na Argentina.
Na área agrícola também ocorrem dificuldades de integração, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsídios aos produtores de açúcar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preço muito competitivo, prejudicando o produtor e o comércio argentino.
Outros aspectos :
O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai (suspenso temporariamente do bloco e função da deposição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012) e Venezuela. A suspensão do Paraguai irá até abril de 2013, quando ocorrerão eleições no país.
Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
Há barreiras como a competição interna e divergências políticas que dificultam a ampla integração entre os membros do bloco, mas um dos principais fatores é a instabilidade econômica e política nos países do Mercosul.
A Argentina está com uma economia destruída, o Chile vive fortes manifestações e instabilidades, bem como a Bolívia, cuja democracia está ameaçada, segundo alguns especialistas; além disso, há a crise da Venezuela, que se tornou o maior foco de tensão do Mercosul.
A própria instabilidade é que dificulta a integração entre os membros do bloco do Mercosul, de modo que os interesses nacionais sobressaem. Uma maior integração no momento poderia trazer mais prejuízos do que benefícios.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/22301943