sobre a importância da atividade física na terceira idade
Soluções para a tarefa
Atualmente, a atividade física é considerada uma peça-chave para uma vida saudável, isso porque é associada a vários benefícios para saúde, tanto físicos quanto mentais, e ainda aumenta a disposição e sensação de bem-estar.
Diversos estudos mostram que a prática de atividades físicas é segura e benéfica independentemente da idade, e também evidenciam que a falta da prática dessas atividades entre os idosos prejudica sua saúde.
Ao envelhecer, o corpo exige mais esforço para realizar atividades cotidianas, os músculos enfraquecem, aumenta a incidência de dores e as pessoas tornam-se mais vulneráveis a sofrerem lesões e quedas.
Mais de 10% da população brasileira é composta por pessoas na terceira idade. Para se ter uma velhice mais tranquila e garantir a longevidade, é importante: a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e cuidados com a saúde.
Cerca de 50% do declínio físico associado ao envelhecimento pode ser motivado pela falta de atividade física. A prática não regular, ou a total falta de prática de exercícios físicos entre os idosos pode contribuir para o surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo:
Redução da massa muscular, força e resistência física;
Redução da coordenação e equilíbrio;
Redução da flexibilidade e mobilidade articular;
Redução da capacidade respiratória;
Redução da densidade óssea;
Aumento nos níveis de gordura corporal;
Aumento da pressão arterial;
Aumento do risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e.
Aumento da susceptibilidade para distúrbios do humor (ansiedade, depressão, etc.).