1) Quais eram as formas utilizadas pelos negros para resistir a escravidão?
2) Quais eram as formas de resistência (sabotagem) dos negros escravizados nas plantações de açúcar?
3) O que eram os quilombos?
4) O que os quilombos dos palmares representava para os senhores de engenho?
5) Qual a sua opinião sobre a existencia dos quilombos como forma de resistencia?
Soluções para a tarefa
1) Os negros se refugiavam.
2) ???
3) Quilombo é um esconderijo (mais conhecido como Quilombolas) onde os negros usavam isso como uma forma de se esconder dos "homens brancos",
é como uma nova aldeia, mas um lugar onde eles podem ser livres e seguir suas próprias religiões.
4) ???
5) ???
Resposta:
1) A resistência dos escravos foi uma resposta à escravidão que foi uma instituição presente na história do Brasil ao longo de mais de 300 anos. A sociedade brasileira foi construída pela utilização dos trabalhadores escravos, indígenas ou africanos. A escravidão no Brasil foi uma instituição vil e cruel que explorava brutalmente o trabalho de indígenas e africanos.
2) Quando as políticas de domínio de escravos não funcionavam, havia a resistência escrava. Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos.
3) Os quilombos, na era colonial e imperial, foram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes fugidos da escravização em busca de viver em liberdade.
4) Por possuir um ideal comunitário extremamente forte, possibilitando um igualitarismo que o sistema colonial negava e por ter-se formado sob a inspiração do sentimento de liberdade , Palmares representava um ameaça aos senhores de engenho e precisava ser destruído.
5) Não consegui achar as respostas, mas as outras sim.