Sobre a Geografia das religiões no Brasil, leia com atenção as afirmativas a seguir: I. Antes da chegada dos portugueses, os diversos grupos indígenas existentes possuíam diferentes crenças e religiões. Com o processo de colonização, empreendeu-se a catequização de parte da população indígena, buscando-se convertê-la ao cristianismo. II. Os escravos, durante os ciclos de comércio de escravos, eram provenientes da Costa da Guiné, Angola, Moçambique etc., das mais variadas etnias, sendo que muitos tinham crenças animistas e eram politeístas, e em outros casos eram negros islamizados. Desse processo, surgem religiões como o candomblé, que passou a fazer parte da cultura no Brasil, com seus símbolos, rituais, danças, comidas e também com a materialidade dos terreiros, geralmente vistos em cidades brasileiras. III. Apesar de a Igreja Católica sempre conseguir acompanhar o ritmo da vida social do país, com a liberdade e o pluralismo religiosos, a abertura política, a redefinição do processo democrático do Brasil, juntamente com a expansão e o aperfeiçoamento dos meios de comunicação, as igrejas neopentecostais souberam beneficiar-se e como recurso estratégico esforçaram-se para conquistar membros e expandir-se territorialmente com igrejas em áreas pobres do país e do mundo, tornando-se a principal religião do Brasil. É CORRETO o que se afirma APENAS em
a. I.
b. I e II.
c. II.
d. III.
e. II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c.
I e II.
Explicação:
I. Antes da chegada dos portugueses, os diversos grupos indígenas existentes possuíam diferentes crenças e religiões. Com o processo de colonização, empreendeu-se a catequização de parte da população indígena, buscando-se convertê-la ao cristianismo.
II. Os escravos, durante os ciclos de comércio de escravos, eram provenientes da Costa da Guiné, Angola, Moçambique etc., das mais variadas etnias, sendo que muitos tinham crenças animistas e eram politeístas, e em outros casos eram negros islamizados. Desse processo, surgem religiões como o candomblé, que passou a fazer parte da cultura no Brasil, com seus símbolos, rituais, danças, comidas e também com a materialidade dos terreiros, geralmente vistos em cidades brasileiras.