Sobre a formação do território brasileiro, é incorreto afirmar que:
A) A formação do território brasileiro, da conquista européia até nossos dias, expressa uma história de concentração fundiária e de baixa remuneração da produção agrícola de alimentos, baixo aproveitamento das áreas com potencial agricultável, embora com algumas boas safras, no geral.
B) As monoculturas predominaram no Brasil, como as culturas de cana, soja, café, em detrimento dos cultivos de alimentos que seriam imediatamente consumidos por contingentes de pessoas famintas no País.
C) O processo de formação do território brasileiro atingiu o século XX.
D) A abolição da escravidão em 1888 foi precedida pela Lei de Terras, de 1850, que significava a coação de obstáculos legais à ocupação da terra no Brasil por parte das pessoas recém libertas que passavam a estar aptas e disponíveis ao deslocamento e ocupação de terras devolutas, sem donos particulares.
E) As legislações sobre o acesso a terra no Brasil tiveram um caráter essencialmente popular, buscando melhorar a condição de vida do trabalhador que não tinha recursos para adquirir seu quinhão, a exemplo das diversas nações indígenas.
Eu fiquei em dúvida entre D e E, pf me explicar ,principalmente, essas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
42
Está incorreta a letra e.
Isso porque todas as legislações existentes no Brasil com relação à terra e à administração fundiária foram excludentes, e ainda, que tivessem na teoria uma ideia popular, na prática visavam apenas o agravo da concentração de renda, além de ampliação das desigualdades sociais.
Isso se deu por intermédio das dificuldades apresentadas para o mais pobre adquirir uma parcela de terra, além dos processos que impedem a realização de reforma agrária no país.
Respondido por
16
Resposta:
letra e
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás