Sobre a evolução dos crimes de homicídio no Brasil no período de 2006 a 2016, o Atlas da Violência 2018 relevou que em 2016 o Brasil alcançou a média de trinta mortes por 100 mil habitantes (60 a 65 mil mortes por ano).
Segue abaixo texto de análise sobre esses indicadores.
“Esse índice crescente revela, além da naturalização do fenômeno, a premência de ações compromissadas e efetivas por parte das autoridades nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Não há dúvida de que o desafio é grande, afinal trata-se de uma complexa agenda da segurança pública, que deve envolver ações intersetoriais e integradas que incluam, além dos executivos, o Parlamento, a Justiça, o Ministério Público, a Defensoria e também a academia, as igrejas, os empresários e toda a sociedade civil organizada.
Além de outras consequências, essa tragédia traz implicações na saúde, na dinâmica demográfica e, por conseguinte, no processo de desenvolvimento econômico e social. Um dado emblemático que caracteriza bem a questão é a participação do homicídio como causa de mortalidade da juventude masculina (15 a 29 anos), que, em 2016, correspondeu a 50,3% do total de óbitos. Se considerarmos apenas os homens entre 15 e 19 anos, esse indicador atinge a incrível marca dos 56,5%, conforme destacado na tabela 2.1.”
1
Atlas da Violência 2018, p. 20. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: . Acesso em: 23 outubro 2018.
Sobre a análise feita sobre a elevação dos crimes de homicídio entre 2006 a 2016, assinale a alternativa errada.
Escolha uma:
a.
A ineficiência do Estatuto do Desarmamento é uma das causas que contribuem para a elevação dos indicadores de homicídio.
b.
Os indicadores revelam uma maior vitimização da juventude masculina, podendo se tratar de mais da metade dos homicídios, dependendo da faixa etária.
c.
O Atlas 2018 confirma uma premissa contemporânea de que a segurança pública não se restringe aos órgãos elencados no artigo 144 da Constituição Federal.
d.
Os altos índices de homicídio impactam na sensação de segurança pública e também interferem em outras áreas como saúde e economia.
e.
Os governos municipais, embora não sejam obrigados constitucionalmente como os estados, devem se comprometer em ações para a redução dos homicídios
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra d, qual seja: d. Os altos índices de homicídio impactam na sensação de segurança pública e também interferem em outras áreas como saúde e economia.
Isso porque o enunciado da questão diz respeito a escalada no número de homicídios no Brasil e suas principais características.
Nesse sentido, é importante frisar que tais características impactam de forma decisiva no país como todo em setores como economia e saúde.
espero ter ajudado!
servingcoffee:
CORREÇÃO: A ineficiência do Estatuto do Desarmamento é uma das causas que contribuem para a elevação dos indicadores de homicídio
Respondido por
42
a. A ineficiência do Estatuto do Desarmamento é uma das causas que contribuem para a elevação dos indicadores de homicídio.
Perguntas interessantes