compare a medula espinhal e coluna vertebral com cérebro e crânio respectivamente
Soluções para a tarefa
A coluna vertebral é uma parte da estrutura corporal dos vertebrados, caracterizando os animais do grupo dos vertebrados (do latim vertebratus, com vértebra) sendo que estes constituem um subfilo de animais cordados (que possuem medula nervosa espinhal), compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Tecnicamente os vertebrados caracterizam-se pela presença de uma coluna vertebral segmentada (várias vértebras) e de um crânio ósseo que lhes protege o cérebro[1].
Nos humanos a coluna vertebral, ou espinha dorsal, é formada quase sempre por 33 vértebras, eventualmente 32 ou 34 vértebras, que são ligadas por articulações diversas entre si que são de dois tipos: uma maior com interposição dos discos intervertebrais na região anterior entre cada vértebra e duas menores atrás, por um duplo par de facetas interarticulares posteriormente, sendo duas facetas voltadas para cima e duas para baixo, formando de cada lado, posteriormente, na vértebra, duas articulações facetárias.
Há especulações sobre o completo movimento da coluna vertebral, porém, mediante vários estudos e pesquisas, foi concluído que alguns ossos da região pélvica posterior, vértebras como o sacro (5 vértebras fundidas) e o cóccix (4 vértebras fundidas), são imóveis. Portanto é sim, correto afirmar que a coluna vertebral não é totalmente flexível, mas sim, somente 75% desta, as vértebras cervicais (7), vértebras torácicas (12) e vértebras lombares (5).