História, perguntado por lindinha12344, 11 meses atrás

SOBRE A ERA VARGAS (1930-45), RESPONDA:

A) Como era a relação de Vargas com a população? Quais meios ele usava para manter essa relação?
B) O que mudou e o que permaneceu igual na economia?
C) Por que podemos dizer que o período do ESTADO NOVO (1937-45) foi uma ditadura??
D) Como Vargas lidou com os dois lados da Segunda Guerra Mundial? Por que ele agiu assim?

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaClaraAlmeida10
2

a) A relação de Vargas com a população era boa, pois, acreditavam que ele era o “rei dos pobres”, em 1938, o povo finalmente teria o direito de eleger o chefe supremo da Nação e proibia a reeleição de Getúlio. Isso fez com que agradasse ainda mais a população.

b) A centralização do poder estatal no período permitiu que houvesse uma grande quantidade de investimento na industrialização, que seria lenta caso se baseasse apenas nos capitais privados da burguesia brasileira.institutos de ramos econômicos, como o Instituto do Café, o Instituto do Açúcar e do Álcool, entre outros, além de órgãos de coordenação como a Carteira de Crédito Agrícola e Industrial (1937).

c)Podemos dizer que esse periodo foi uma ditadura pois, Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. É parte do período da história do Brasil conhecido como Era Vargas.

Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Vargas instituiu o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o regime tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país"

d) Determinava também a realização de eleições diretas em 1938, nas quais o povo finalmente teria o direito de eleger o chefe supremo da Nação e proibia a reeleição de Getúlio. Mas o processo de democratização em curso ainda iria enfrentar muitos obstáculos. Desde fins de 1935, havia um clima de efervescência no país. De um lado, acirravam-se as disputas eleitorais e, de outro, multiplicavam-se as greves e as investidas oposicionistas da ANL - Aliança Nacional Libertadora contra o governo Vargas. A ANL foi fundada por tenentes dissidentes da Revolução de 30, que defendiam a reforma agrária e combatiam as doutrinas nazifascistas.

(Não sei se está correto)

mas espero ter ajudado beijoo


lindinha12344: iti, muito obrigada <3
Perguntas interessantes