Sobre a era napoleônica
Quem foi Napoleão Bonaparte?
Que medidas econômicas Napoleão tomou para a França?
O que foi o código napoleônico?
O que foi o governo dos Cem dias?
O que ficou estabelecido no congresso de Viena?
Escreva as reações ao militarismo bonapartista
Podem me ajudar ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Napoleão Bonaparte foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815.
Resposta: a)Napoleão Bonaparte foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815.
B) Napoleão criou o Banco nacional francês e o franco (moeda)
Construiu obras públicas
Estimulou a industrialização
Realizou uma reforma agrária
Equilibrou o orçamento
Construiu escolas públicas (liceus)
C) o código napoleônico é o código civil francês outorgado por Napoleão Bonaparte e que entrou em vigor a 21 de março de 1804. Nele estava previsto a igualdade jurídica, abolição dos previlégios do clero e da nobreza, direito a propriedade privada, estado laico, proibição de greves e associações de trabalhadores.
D) O governo de cem dias foi a 3° fase da era napoleônica. Nele, Bonaparte volta a ocupar o trono francês, houve a derrota (definitiva) na batalha de Waterbo - Bélgica,e depois foi exilado na ilha de santa Helena.
E) o congresso de Viena reuniu os representantes das principais potências europeias com objetivo principal de reestabelecer o antigo regime no continente após a queda de Bonaparte. Formou-se a santa aliança: união militar entre Inglaterra, Áustria , Prússia e Rússia para combater os movimentos liberais, nacionalistas e emancipacionistas (de independência).
F) O bonapartismo é uma ideologia política e um culto a personalidade de origem francesa e alemã, inspirada pela maneira que Napoleão Bonaparte governou. Em nossos dias, é frequentemente usada para definir um tipo de governo em que o Poder Legislativo perde força e o Executivo se fortalece. No modelo bonapartista, o governante quer ser um ditador, mas busca construir uma imagem carismática de um representante popular.
Esse tipo de sistema se instala quando nenhuma classe ou grupo da sociedade tem poder suficiente para ser hegemônico, deixando a um líder suficientemente habilidoso o poder de mediar as diversas forças sociais.
Além de Napoleão III, o governo de Bismarck na Alemanha é outro exemplo histórico de bonapartismo. Ambos eram sucedâneos de monarquias absolutistas através de revoluções burguesas, que criaram formas políticas despóticas ou autoritárias em lugar de instituições burguesas liberais.