Sobre a educação na sociedade espartana, leia o fragmento abaixo:
“Era um Estado bastante militarizado, que conseguiu conquistar cerca de um terço da Grécia. Em Esparta, todos os homens deveriam ser guerreiros.”
(Catelli Junior, Roberto. História: Texto e contexto: Ensino médio. Ed. Scipione – São Paulo, 2006. p, 31.)
Em relação à sociedade espartana e o seu ideal militarista, explique como era direcionada a educação do homem nessa cidade-Estado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ter ajudado;
Explicação:
A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros. O homem para se tornar um soldado teria que passar por uma longa jornada de preparação. Logo que entregue ao Estado, a criança iniciava sua educação cívica composta por valores éticos e morais. Aos 12 anos de idade, os meninos eram enviados ao campo para aprender a conviver com as adversidades como frio, fome, sede e o perigo de enfrentar grandes animais, os que sobreviviam passavam para a próxima fase. Com 17 anos, os rapazes passavam por um teste de iniciação chamado de Kriptia. Eles saíam para capturar escravos a fim de tentar assassinar o maior número possível. Somente aos 30 anos, o soldado tornava-se um cidadão espartano.